UAB: democratização do ensino superior público ou reprodução das diferenças?

Autores

  • Graziela Gomes Stein Teixeira UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Karina Bernardes de Oliveira Silva UDESC
  • Rosely Zen Cerny UFSC
  • Sabrina Botelho Kons UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i2.6305

Palavras-chave:

Educação a Distância. Formação de Professores. Ensino Superior. Universidade Aberta do Brasil.

Resumo

O artigo apresenta e analisa o panorama da formação de professores realizada por meio da Educação a Distância (EaD), vinculados ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo foi investigar se as atuais políticas públicas, efetivadas pelo sistema UAB, democratizam o ensino superior público. Para isso, busca-se uma série de dados estatíscos para contextualizar a formação de professores realizada por meio da EaD. As políticas públicas têm priorizado a modalidade a distância para amenizar a histórica necessidade de formação de professores no Brasil e assim universidades públicas são chamadas para, num curto período de tempo, formar um grande número de professores. A pesquisa é de natureza exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa e quantitativa. Para a coleta e análise de dados foi realizado um mapeamento sobre a formação de professores realizada na modalidade a distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil, o qual foi efetivado em âmbito nacional e tendo como base de dados os portais: UAB, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES). Foram utilizados também dados do Censo da Educação Superior e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base neste cenário, o artigo desenvolve-se a partir de dois pontos principais: a expansão e a interiorização do ensino superior público e a política de formação de professores na modalidade a distância.

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Publicado

2012-12-02

Como Citar

Teixeira, G. G. S., Silva, K. B. de O., Cerny, R. Z., & Kons, S. B. (2012). UAB: democratização do ensino superior público ou reprodução das diferenças?. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 1(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i2.6305

Edição

Seção

Dossiê: Educação Superior: Políticas, Avaliação e Gestão (finalizado)