Estoque de capital humano, produtividade e equidade no acesso ao ensino superior no Brasil

Autores

  • Cláudio Pondé Avena Desenbahia
  • Robert Evan Verhine UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.6273

Palavras-chave:

Equidade educacional, Ensino superior, vestibular, desempenho escolar, produtividade escolar

Resumo

Este artigo procura evidenciar, com base em resultados de estimativas realizadas em outro estudo (AVENA, 2007), que a equidade no ensino superior no Brasil depende da equalização de custos educacionais (decorrentes de diferenças de produtividade) entre os candidatos mais ou menos carentes a esse nível educacional. As diferenças de produtividade desses candidatos, por seu turno, são determinadas por desigualdades na formação de estoque de capital humano entre eles. Conclui-se em favor de políticas públicas de desenvolvimento em caráter global e de longo prazo como imprescindíveis para a correção dessas diferenças de estoque de capital humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Pondé Avena, Desenbahia

Doutor em Educação (UFBA), Mestre em Economia (UFBA), Especialista em Economia (FGV-RJ), Bacharel em Economia (UCSal.). Professor de ensino superior há mais de 20 anos. Atualmente é Chefe da Unidade de Estudos Econômicos e Pesquisas na Desenbahia – Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A.

Robert Evan Verhine, UFBA

Doutor em Educação (Universitat Hamburg), Mestre em Estudos Latinoamericanos (University of California), Economista (University of California). Trabalha na Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1977. Atualmente é Professor Associado III da Faculdade de Educação e Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFBA.

Downloads

Publicado

2013-03-03

Como Citar

Avena, C. P., & Verhine, R. E. (2013). Estoque de capital humano, produtividade e equidade no acesso ao ensino superior no Brasil. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.6273

Edição

Seção

Artigos