Estoque de capital humano, produtividade e equidade no acesso ao ensino superior no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.6273Palavras-chave:
Equidade educacional, Ensino superior, vestibular, desempenho escolar, produtividade escolarResumo
Este artigo procura evidenciar, com base em resultados de estimativas realizadas em outro estudo (AVENA, 2007), que a equidade no ensino superior no Brasil depende da equalização de custos educacionais (decorrentes de diferenças de produtividade) entre os candidatos mais ou menos carentes a esse nível educacional. As diferenças de produtividade desses candidatos, por seu turno, são determinadas por desigualdades na formação de estoque de capital humano entre eles. Conclui-se em favor de políticas públicas de desenvolvimento em caráter global e de longo prazo como imprescindíveis para a correção dessas diferenças de estoque de capital humano.Downloads
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Publicado
2013-03-03
Como Citar
Avena, C. P., & Verhine, R. E. (2013). Estoque de capital humano, produtividade e equidade no acesso ao ensino superior no Brasil. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.6273
Edição
Seção
Artigos