Avaliação da educação superior: uma análise comparativa entre Brasil e Portugal

Autores

  • Antônio Alberto Monteiro de Freitas Universidade Federal da Bahia
  • Robert Evan Verhine Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i2.6200

Palavras-chave:

Educação Superior, Avaliação da Educação Superior, Sistemas de Avaliação de Portugal e do Brasil, Estudo Comparativo.

Resumo

O objetivo principal desta artigo é analisar e comparar os sistemas de avaliação da Educação Superior do Brasil e de Portugal num contexto da globalização e da internacionalização da Educação Superior,, identificando possíveis pontos de confluência e de antagonismo entre eles, principalmente em relação às características de universalidade e especificidade das práticas avaliativas. Para fazer essa análise, optou-se pela pesquisa bibliográfica e técnica de recolha de dados empíricos de natureza qualitativa e de planejamento relativamente aberto e flexível, utilizando a entrevista semiestruturada. A população de respondentes foi construída por dezoito pessoas (nove do Brasil e nove de Portugal), sendo considerada uma amostra representativa por se tratar de nomes de destaque na concepção e implementação dos sistemas de avaliação dos dois países. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso para estabelecer entre os dois sistemas de avaliação parâmetros de similaridades e diferenças, considerando as categorias de análise selecionadas para este fim. Os principais resultados da pesquisa revelam que a avaliação padronizada e estandardizada é que foi sendo gradualmente apontada como um instrumento importante para a implementação da agenda educacional dos dois países, em detrimento da valorização das diferenciações institucionais. Apesar disso, têm sido concedida maior autonomia às Instituições de Ensino Superior portuguesas para desenvolverem processos de avaliação interna. No Brasil há fraca internacionalização da avaliação e ainda não há integração do sistema com os demais países do Mercosul. Em Portugal, a avaliação incide com maior intensidade sobre os cursos em geral, não havendo um mecanismo que faça uma análise estratégica de cada instituição como entidade organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Alberto Monteiro de Freitas, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1985), graduação em Pedagogia Hab Sup e Orientação Educacional e Adm pela Universidade Católica do Salvador (1986), especialização Latu Sensu em Administração Escolar pela Universidade de Pernambuco (UNICAP), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Federal da Bahia e Conselheiro da Associação Baiana de Mantenedoras do Ensino Superior (ABAMES). Tem experiência na área de Educação Básica e Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização da Educação Brasileira, Gestão Educacional e Avaliação Institucional e de Aprendizagem.

Robert Evan Verhine, Universidade Federal da Bahia

Robert E. Verhine concluiu o bacharelado (B.A.) em Economia pela University of California, o mestrado (M.A.) em Estudos Latinoamericanos pela University of California e o doutorado (Ph.D.) em Educação pela Universitat Hamburg. Trabalha na Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1977. Atualmente é Professor Associado IV da Faculdade de Educação e Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFBA. Além disso, é Presidente da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES), Vice Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), membro fundador da Academia de Ciências da Bahia e membro do Diretório Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pos-Graduação (FOPROP). No passado, foi Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Representante da Área de Educação junto à CAPES, membro do Comitê Editorial do CNPq, membro do Comitê Multidisciplinar de Articulação do CNPq, Presidente do Comitê Assessor para a Área de Educação do CNPq e membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do INEP. Também ocupou posições tais como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público (órgão suplementar da UFBA) e Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. No cenário internacional, atuou como "visiting scholar" na Universität Hamburg, na Brown University, na Universidade de Lisboa e na Universidade Nacional Timor Larosa´e e participou de missões de cooperação técnica realizadas em Moçambique e Cabo Verde. Suas áreas de ênfase são: Economia da Educação, Avaliação Educacional, Políticas Públcas de Educação e Educação Comparada.

Downloads

Publicado

2013-08-06

Como Citar

Monteiro de Freitas, A. A., & Verhine, R. E. (2013). Avaliação da educação superior: uma análise comparativa entre Brasil e Portugal. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i2.6200