Crianças e adolescentes trabalhadores: breve análise da literatura

Autores

  • Lia da Rocha Lordelo
  • Antonio Marcos Chaves UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i1.6166

Palavras-chave:

crianças e adolescentes, trabalho, revisão de literatura

Resumo

Trata-se de uma breve análise, prioritariamente qualitativa, da literatura sobre o tema do trabalho de crianças e adolescentes, produzida em nosso país nos últimos quinze anos. Através de portais como o Scielo e a Biblioteca Virtual de Psicologia, foram encontrados 34 (trinta e quatro) artigos referentes à temática em questão. A análise dos trabalhos foi dividida em cinco blocos: a diversidade disciplinar teórica do trabalho infantil; gênero; trabalho, infância e pobreza; o ponto-de-vista da Psicologia e infância(s) e trabalho(s). Para concluir, a análise aponta para alguns direcionamentos de pesquisa, quais sejam: a necessidade de um olhar multidisciplinar sobre o tema; a necessidade de delimitação teórica mais precisa dos conceitos básicos que envolvem os trabalhos (noções básicas de infância e de trabalho), bem como para uma atenção especial aos atores sociais diretamente envolvidos no problema, ou seja: as crianças e jovens trabalhadores e suas respectivas famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia da Rocha Lordelo

Lia da Rocha Lordelo é Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS e Doutora em Psicologia pela UFBA.

Antonio Marcos Chaves, UFBA

Antonio Marcos Chaves é Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, e é professor associado 3 do Instituto de Psicologia da UFBA.

Downloads

Publicado

2012-09-08

Como Citar

Lordelo, L. da R., & Chaves, A. M. (2012). Crianças e adolescentes trabalhadores: breve análise da literatura. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 1(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i1.6166

Edição

Seção

Artigos