A história da infância: de Santo Agostinho à Rousseau

Autores

  • Bárbara Carvalho Marques Toledo Lima Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Heloisa Helena de Oliveira Azevedo Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.6160

Palavras-chave:

Conceito de infância, Santo Agostinho, Rousseau, Idade Média

Resumo

O presente artigo objetiva discutir como o conceito de infância foi constituindo-se ao longo da história, no período de Santo Agostinho à Rousseau, a partir de considerações a respeito da compreensão de alguns autores sobre as ideias que perpetuaram o pensamento da infância, principalmente durante a Idade Média. Trata-se de uma discussão teórica que problematiza o conceito de infância no bojo da história e do pensamento filosófico, a partir de uma revisão crítica da literatura. A criança que projetamos hoje é fruto das transformações da nossa sociedade. A cada mudança na forma de pensar, agir, na cultura, a criança ganha uma nova imagem, mas esse ganho não elimina, em hipótese alguma, a imagem anterior. As transformações não acontecem de maneira isolada, parte-se de uma evolução, e assim também é a imagem da infância, que apesar de ser representada numa nova perspectiva, ainda traz muitos fragmentos de sua representação no passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Carvalho Marques Toledo Lima, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista CAPES/Prosup I.

Heloisa Helena de Oliveira Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atua na Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP - Faculdade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2013-03-03

Como Citar

Lima, B. C. M. T., & Azevedo, H. H. de O. (2013). A história da infância: de Santo Agostinho à Rousseau. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.6160

Edição

Seção

Artigos