Registros linguísticos em redações escolares

Autores

  • Janailton Mick Vitor da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Edmilson Luiz Rafael Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i2.5959

Palavras-chave:

Redação escolar. Registros linguísticos. Gêneros textuais.

Resumo

O presente artigo analisará os registros linguísticos encontrados em dezessete textos escritos por alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual localizada na cidade de Campina Grande/PB. Iremos, além disso, discorrer sobre o gênero redação escolar, caracterizar os registros identificados e analisar aqueles que tiveram mais ocorrências. Além disso, refletiremos sobre como a redação é tida na escola, para que ela possa ser talvez repensada como forma de comunicação plural, e não apenas pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janailton Mick Vitor da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

É estudante do Curso de Graduação em Licenciatura em Letras/Língua Inglesa na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi monitor bolsista da disciplina "Estudos de Oralidade e Escrita" no Curso de Licenciatura em Letras nesta respectiva instituição em 2012.1. Atualmente, realiza pesquisas na área de Letras, bem como exerce a docência no Yázigi Internexus - Campina Grande como professor de Língua Inglesa. Selecionado pela U.S. Embassy in Brazil e pelo U.S. Department of State, é "Jovem Embaixador" do Brasil desde 2011. Recebeu a "Dennis R. Shaw Memorial Scholarship", concedida pela Partners of the Americas Foundation. Estudou no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Belo Jardim, onde cursou o Ensino Médio e o Curso Técnico Profissionalizante em Informática de 2008 a 2010.

Edmilson Luiz Rafael, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1989) , especialização em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1992) , mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2001) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Lingüística Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, LINGÜÍSTICA APLICADA, DIDÁTICA DE LÍNGUA.

Downloads

Publicado

2012-11-06

Como Citar

Silva, J. M. V. da, & Rafael, E. L. (2012). Registros linguísticos em redações escolares. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 1(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i2.5959