EDUCAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO: limites e possibilidades da Teoria do Capital Humano face ao desenvolvimento de potencialidades humanas
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i18.5430Palavras-chave:
Educação, Mercado de Trabalho, Teoria do Capital Humano.Resumo
Este trabalho pretende trazer para discussões e questões relacionadas com a educação, o mercado de trabalho e a teoria do capital humano, traçando um diálogo a partir de uma perspectiva da abordagem crítica. Assim, busca-se aprofundar a compreensão das relações entre trabalho e educação em um contexto marcado por novas relações sociais capitalista, travadas por lutas fundamentadas na violência do capital e nas relações de classes no mercado de trabalho. Busca-se evidenciar relações obscurecidas no momento atual intensificadas pela revolução tecnológica com o propósito de explicitar uma nova conjuntura de reestruturação produtiva e de uma nova ordem mundial, onde imperam relações de poder profundamente assimétricas. Pretende-se ainda estabelecer um diálogo enfocando as possibilidades e contradições da teoria do capital humano enfocando o papel da educação no processo de desenvolvimento econômico face a uma nova ordem estabelecida a partir da lógica do desenvolvimento fordista ou pós-fordista, marcado agora pelas novas exigências do mundo globalizado. Preocupamo-nos em discutir estas temáticas, a partir de teóricos que tratam destas questões nos seus aspectos estruturais e conjunturais na sociedade brasileira, considerando as implicações ocorridas em função de uma modelo de projeto socioeconômico e político pautado em uma lógica de mercado visando atender a um projeto neoliberal, cujas definições impactam decisivamente sobre as políticas educacionais e conseqüentemente na relação do sujeito com o mercado de trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-01-26
Como Citar
Santos, M. dos. (2012). EDUCAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO: limites e possibilidades da Teoria do Capital Humano face ao desenvolvimento de potencialidades humanas. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (18). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i18.5430
Edição
Seção
Artigos