Representações de corpo masculino e feminino em pesquisa com crianças
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i19.5229Palavras-chave:
Sexualidade, Gênero, CorpoResumo
O artigo tem por objetivo apresentar e discutir dados coletados em pesquisa-ação com crianças e adolescentes em uma escola pública municipal de Campo Grande/MS. A pesquisa faz parte de investigação mais ampla, em andamento, com apoio do CNPq, que visa a coletar e analisar livros para a infância com as temáticas da sexualidade, gênero e diversidades, bem como a refletir sobre representações de crianças sobre os livros, seus conteúdos e linguagens, para vir a produzir coletivamente materiais educativos com e para o público infantil. A temática deste texto é o corpo. Várias estratégias metodológicas foram utilizadas para coletar dados e promover momentos de discussão, mediação de conceitos e problematizações de algumas verdades assumidas como únicas e universais. O corpo feminino é representado pelas crianças pelo caráter reprodutivo e pela capacidade de sedução/erotização. O sexo-discurso foi amplamente destacado na elaboração de listas e desenhos dos nomes e apelidos dos órgãos sexuais de homens e mulheres. O pressuposto de não fragmentar o corpo foi obedecido. Produziram-se personagens corporificados e com histórias de vida para discutir reprodução, concepção, anticoncepção, prazer, autonomia e responsabilidade consigo e com o outro nos jogos amorosos.Downloads
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Publicado
2012-01-26
Como Citar
Xavier Filha, C. (2012). Representações de corpo masculino e feminino em pesquisa com crianças. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (19). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i19.5229
Edição
Seção
Dossiê Educação, corpo e sexualidade (finalizado)