Na escola e nas revistas: reconhecendo pedagogias do gênero, da sexualidade e do corpo

Autores

  • Fernando Seffner Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Adriza Figliuzzi Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i19.5228

Palavras-chave:

Pedagogias culturais, pedagogias do gênero e da sexualidade, corpo, escola .

Resumo

O artigo apresenta e discute um conjunto de características que permitem conceituar e reconhecer a ação das pedagogias culturais, notadamente pedagogias do gênero, do corpo e da sexualidade. Aborda-se o funcionamento destas pedagogias na escola, e em artefatos culturais tais como novelas, jogos, músicas, ambientes virtuais, etc., em particular aquelas instâncias que são atrativas para as chamadas culturais juvenis que freqüentam as escolas. Para exemplificar a ação das pedagogias do corpo, do gênero e da sexualidade foi selecionada uma amostra de exemplares que circularam no ano de 2006 da Revista Quatro Rodas, revista que se dedica a divulgação de carros e de fatos do mundo automobilístico, em especial o brasileiro. A análise das matérias e propagandas na revista permite salientar os processos que constroem as masculinidades, ao mesmo tempo em que as vinculam a temas relacionados ao mundo automobilístico. O carro é percebido como “generificado”, tratado no masculino ou no feminino, e se apresenta de muitas formas como uma extensão do corpo do sujeito, carregando ou potencializando suas qualidades. Potência, velocidade, força, aspecto do carro (suas “curvas”), detalhes de sua mecânica, dentre outras características, são mobilizadas para compor diferenças na posição de homens e mulheres. Até mesmo questões de orientação sexual estão presentes neste mundo automobilístico, na medida em que temos carros “gays”. Acreditamos que os professores e as professoras podem trazer para discussão em sala de aula, de modo mais apropriado, artefatos culturais, uma vez que os percebam como portadores de intencionalidade pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fernando Seffner é licenciado em História, e tem doutorado em Educação. Leciona disciplinas que tratam de ensino de História junto ao Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS. Integra o Programa de Pós-Graduação da mesma UFRGS, na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero.

Adriza Figliuzzi, Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS

Adriza Figliuzzi é graduada em Pedagogia, com mestrado em Educação na UFRGS.

Downloads

Publicado

2012-03-29

Como Citar

Seffner, F., & Figliuzzi, A. (2012). Na escola e nas revistas: reconhecendo pedagogias do gênero, da sexualidade e do corpo. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (19). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i19.5228

Edição

Seção

Dossiê Educação, corpo e sexualidade (finalizado)