Jogos de matriz africana e afro- brasileira: ecoando cantigas e semeando potencialidades para o ensino de química

Echoing cantigas and sowing potentialities for chemistry teaching

Autores

  • Lucas Muller Universidade Federal do Paraná - UFPR https://orcid.org/0000-0003-4614-2533
  • Maria das Graças Cleophas Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v12i01.49383

Palavras-chave:

Educação antirracista, Perspectiva decolonial, Interculturalidade

Resumo

Este artigo emerge à luz das inquietações que pairam no universo educacional acerca do privilégio epistêmico e/ou currículo eurocêntrico. Ele traz algumas reflexões críticas, com o intuito de contribuir frente ao rompimento de discursos e silenciamentos convenientes, ao considerar a operacionalização da Lei no 10.639/2003. Portanto, objetiva desconstruir discursos hegemônicos sobre as contribuições dos povos africanos e afro- -brasileiros para a origem de jogos no cenário nacional, sobretudo destacando caminhos profícuos para a exploração das potencialidades dos jogos maculelê, capoeira, jongo e mancala no ensino de química em diferentes níveis educa- cionais. Para tanto, apresentamos as raízes ancestrais de jogos oriundos das matrizes africanas e afro-brasileiras para o contexto educacional, e apontamos as potencialidades sobre o seu uso, além de traçar combinações de ações relacionadas a sua dinâmica com outras estratégias didáticas indispensáveis para sua aplicação ao ensino de química.

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Biografia do Autor

Lucas Muller, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática – PPGECM/UFPR, Curitiba - PR. Licenciado em Ciências Exatas - Química. Integra o Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisas em Ensino de Química (NuDPEQ)

Maria das Graças Cleophas , Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Doutora em Ensino das Ciências (com ênfase no ensino de Química) pela UFRPE. Professora Adjunta da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Lidera o Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisas em Ensino de Química (NuDPEQ).

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Muller, L. ., & Cleophas , M. das G. (2023). Jogos de matriz africana e afro- brasileira: ecoando cantigas e semeando potencialidades para o ensino de química: Echoing cantigas and sowing potentialities for chemistry teaching. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(01). https://doi.org/10.9771/re.v12i01.49383

Edição

Seção

Artigos