Concepções sobre deficiência por estudantes de licenciatura em Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v12i01.45105

Palavras-chave:

Concepções, Deficiência, Formação Docente

Resumo

A universidade pública deve propagar ações inclusivas destinadas às pessoas com deficiência. As sociedades atuais têm privilegiado modelos que valorizam a produtividade e a perfeição em detrimento do respeito à di- ferença. Em diferentes realidades, é comum evidenciar inúmeras conquistas normativas. Todavia, preceitos e ações excludentes são igualmente presentes nas relações e nos discursos sociais, localizando a deficiência estritamente no organismo. Os objetivos deste estudo foram conhecer as concepções sobre deficiência de estudantes de Licenciatura em Pedagogia do campus Guamá da Universidade Federal do Pará, situado em Belém/PA, e fazer um levan- tamento da formação inicial recebida por estes alunos acerca da educação especial. Foram entrevistados 14 estudantes, sendo dois de cada ano letivo, compreendendo o período eleito entre os anos de 2017 e 2020. As respostas foram organizadas em três eixos temáticos: concepções sobre a deficiência; formação inicial docente; e concepção sobre o preconceito. A análise das entrevistas indicou as seguintes concepções: metafisica, biológica, social e justaposta. Com o maior índice de concordância voltado para a concepção biológica. Nota-se que, mesmo dentro do contexto universitário, que é rico em diversidade, alguns discentes ainda estão em processo de elaboração e formação de conceito em relação à deficiência, e muitos ainda atribuem a deficiência somente ao organismo. Os resultados desta pesquisa permitiram reconhecer como um pequeno grupo de estudantes compreende alguns as- suntos relevantes, como: a deficiência, a inclusão, o preconceito e formação inicial.

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Biografia do Autor

Christianne Thatiana Ramos de Souza, Universidade Federal do Pará

Formação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará, doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Professora adjunta da Faculdade de Educação vinculada ao Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Pará. Experiência na área de Psicologia Educacional e Formação Docente. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Linguagem e Subjetividade Surda (GPELISS/CNPq). Principais linhas de pesquisa: Educação de Surdos, Bilinguismo, Aquisição da Linguagem Escrita por Surdos e Constituição do Sujeito Surdo.

Jayna Suenne Silva da Silva, Universidade Federal do Pará

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA); Participante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Linguagem, e Subjetividade Surda (GPELISS); Cursando uma disciplina optativa no curso de Psicologia: "A teoria histórico cultural e a constituição do sujeito com deficiência."; Bolsista PIBIC PRODOUTOR

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Souza, C. T. R. de, & Silva, J. S. S. da. (2023). Concepções sobre deficiência por estudantes de licenciatura em Pedagogia. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(01). https://doi.org/10.9771/re.v12i01.45105

Edição

Seção

Artigos