Processos de Inclusão e Educação do Campo: Desafios da Educação Básica no Contexto das Novas Tecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v10i3.42216

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação para a Diversidade, Educação do Campo, Acesso à Tecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

Resumo

A educação tem se orientado pelo conceito, ainda que impreciso, de democracia. O reconhecimento da diversidade resultante de elementos econômicos, políticos, sociais e culturais tem motivado a sociedade a exigir projetos políticos-pedagógicos que atendam a diferentes expectativas e necessidades. Nesse sentido, é fundamental compreender a educação inclusiva, suas modalidades, suas características e seus principais desafios. O problema que orienta o presente artigo diz respeito às perspectivas de inclusão na educação do campo. Para tanto, é abordado o ideal de inclusão na educação básica, a educação do campo como direito e, por fim, os desafios e impasses da educação do campo na atualidade, especialmente no contexto das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A pesquisa se ampara em estudos, legislações e experiências de educação do campo e apresenta uma análise de conteúdo de publicações científicas recentes sobre os desafios escolares da educação do campo, de modo a identificar discursos e ações que podem ser mobilizados na elaboração de novos projetos de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Melina Mörschbächer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IFBaiano

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), Campus Bom Jesus da Lapa, BA, Brasil.

Deyse Reis, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG

Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Arcos, MG, Brasil.

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Publicado

2021-12-28 — Atualizado em 2021-12-28

Versões

Como Citar

Mörschbächer, M., & Reis, D. (2021). Processos de Inclusão e Educação do Campo: Desafios da Educação Básica no Contexto das Novas Tecnologias. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.9771/re.v10i3.42216

Edição

Seção

Artigos