Quando o Plantio de feijão nos atravessa: experiências e experimentações no ensino de ciências no campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v10i3.38189

Palavras-chave:

Cartografia, (Auto)Biografia, Experiência Imagética

Resumo

Este artigo versa sobre um recorte de nossa pesquisa cartográfica, advinda de uma memória escolar vivenciada no ensino fundamental: o experimento que se propunha acompanhar o processo de germinação do feijão em um recipiente com algodão umedecido. A realização deste experimento provocou atravessamentos que causaram incômodos e nos mobilizaram a construir nossa escrita tomando esta memória como a potência da qual partem as reflexões em torno da noção de experiência (a partir dos escritos de Jorge Larrosa). Pensando nos atravessamentos que esta memória vem produzindo em nosso estar-sendo professoras, propomos como objetivo deste estudo acompanhar os processos de produção de memórias docentes, que visem expressar professoralidades no campo, considerando as entrevistas narrativas, articuladas a imagens visuais, como dispositivos para “fazer ver e fazer falar”, tomando Gilles Deleuze como inspiração. Neste artigo, chamamos à conversa uma professora de uma escola no campo, a fim de acompanhar a produção de diferenças que permeiam nossas professoralidades, por meio de nossas memórias e dos acontecimentos que nos atravessam. Compreender a diferença como base do nosso processo de (trans)formação professoral, nos permitiu refletir sobre o fato de que ela é responsável pelos acordos e tensionamentos estabelecidos nos docentes por meio da experiência, que é o mote deste plantio cartográfico. Através da partilha de experiências, pudemos perceber que há muito de coletivo em nossos atravessamentos pessoais, afetando nossas professoralidades, ainda que de maneiras distintas.

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Biografia do Autor

Eliziane Santana dos Santos

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) Professora da Rede Municipal de Salvador (BA)

Alessandra Alexandre Freixo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Profa. Titular do Departamento de Educação da UEFS Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS (PPGE/UEFS)

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Publicado

2021-12-28 — Atualizado em 2021-12-28

Versões

Como Citar

Santos, E. S. dos, & Freixo, A. A. (2021). Quando o Plantio de feijão nos atravessa: experiências e experimentações no ensino de ciências no campo. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.9771/re.v10i3.38189

Edição

Seção

Artigos