Escola, currículo e conhecimentos: sentidos tensionados em contextos da pandemia.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v10i1.37948

Palavras-chave:

Escola. Currículo. Conhecimentos. Pandemia.

Resumo

No texto, analisam-se sentidos sociais atribuídos à escola, seus currículos e conhecimentos, face aos tensionamentos discursivos derivados de correlações de força mobilizados por distintos segmentos sociais, especialmente em razão da proposição de modelos não convencionais de funcionamento para escolas de educação básica e instituições de educação superior nesse tempo de pandemia. São movimentos que, assumindo concepções e interesses visivelmente distintos, tensionam ainda mais o debate sobre sentidos e finalidades sociais da formação escolar. Trata-se de um trabalho de base empírico-teórica, que explora como fontes: documentos oficiais, textos acadêmicos e informações da imprensa disponibilizados em ambientes digitais. Afirma-se que esse jogo de forças coloca em disputa três racionalidades: uma de base neoliberal que concebe a escola como máquina de produção de resultados objetivos, outra ancorada na ideia de escola como espaço socioeducativo, portanto, de redução de desigualdades, e uma terceira que entende a escola como lugar de formação humana e instituição promotora do direito universal à aprendizagem e ao desenvolvimento humano.

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Biografia do Autor

Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor Associado II do Centro de Educação da UFSC. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE/UFSC.

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Publicado

2021-04-14

Como Citar

Thiesen, J. da S. (2021). Escola, currículo e conhecimentos: sentidos tensionados em contextos da pandemia. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.9771/re.v10i1.37948

Edição

Seção

Número Temático: Pedagogias emergentes em cenários pandêmicos (finalizado)