Educação escolar indígena específica, diferenciada e intercultural: o caso Kiriri

Autores

  • José Valdir Jesus de Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i18.3750

Palavras-chave:

educação escolar indígena – interculturalidade – identidade cultural – povo indígena Kiriri

Resumo

As reflexões que aqui apresentamos foram construídas a partir do “olhar etnográfico” desenvolvido durante a realização da pesquisa de mestrado no contexto do povo indígena Kiriri, entre 2006 e 2007, no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, na Universidade do Estado da Bahia. Em nossa pesquisa de mestrado, buscamos analisar como os discursos sobre os “saberes da tradição”, cultura e religião são construídos no contexto da educação escolar Kiriri e, da mesma forma, refletir como esse povo tem se apropriado da escola. Nesse artigo, pontualmente, pretendemos refletir sobre o que se tem denominado de educação escolar indígena, específica e intercultural, a partir das novas demandas que são colocadas pelos povos indígenas na busca por projetos de educação escolar, tanto em nível de Brasil e, neste caso específico, pelo povo indígena Kiriri, localizado no Município de Banzaê, Estado da Bahia. No contexto atual, nos parece importante refletir sobre o que se tem denominado de educação escolar indígena específica, diferenciada e intercultural, a partir dessas novas exigências e demandas que são colocadas pelos povos indígenas e, da mesma forma, pensar como as questões relativas à diversidade, à diferença, à cultura e à identidade têm sido tratadas nas reflexões sobre os alcances e limites na construção do olhar pedagógico informado pela perspectiva intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Valdir Jesus de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Pós graduação em Currículo, Didática e Avaliação e Mestrado em Educação e Contemporaneidade, pela mesma Universidade. Doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Atualmente, tem se dedicado a estudos e pesquisas sobre as relações étnico-racias, tanto referentes às questões dos povos indígenas, especialmente, os da Bahia, como também às discussões sobre a Lei 10.639/2003 e as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, no Município de Itapetinga/Bahia. É professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de Itapetinga (afastado para cursar doutorado). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Educação Escolar Indígena, Antopologia, Gestão da Educação, Política Educacional e Organização e Gestão de Sistemas em Educação.

Downloads

Publicado

2012-01-26

Como Citar

Jesus de Santana, J. V. (2012). Educação escolar indígena específica, diferenciada e intercultural: o caso Kiriri. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (18). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i18.3750

Edição

Seção

Artigos