A educação sobre drogas e as limitações do paradoxo da indústria da cerveja.

Autores

  • Renato Augusto Silva Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v10i2.36275

Palavras-chave:

educação sobre drogas, álcool, indústria de bebidas, cerveja, dispositivos médico-legais

Resumo

RESUMO: Este estudo se baseia em uma releitura da educação sobre drogas a fim de problematizar as limitações a essa abordagem nas estratégias educativas da indústria de bebidas, mais especificamente, a indústria da cerveja. Em um escopo mais amplo, a pesquisa se desenvolveu no Centro de Experiência Cervejeira da Bohemia (CECB) que pertence à Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), localizado na cidade de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo deste artigo foi analisar a cartilha Papo em família: como falar sobre bebidas alcoólicas com menores de 18 anos distribuída aos responsáveis de menores de 18 anos em visita ao tour cervejeiro do CECB. A questão sobre a qual nos debruçamos se refere a compreender os dispositivos que interferem na produção de significados sobre o uso do álcool na cartilha e sua relação com a educação sobre drogas na perspectiva da autonomia, buscando identificar os dispositivos que atuam na limitação dessa abordagem. Como resultado sugerimos a existência de um paradoxo da indústria da cerveja no qual por um lado a Ambev estimula o uso do álcool, e por outro, adota uma abordagem proibicionista, o que se deve a tensionamentos entre interesses mercadológicos e dispositivos médico-legais, retroalimentados pela política de guerra às drogas.

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Biografia do Autor

Renato Augusto Silva Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Bacharel em Turismo, Mestre em Educação e Doutor em Educação em Ciências e Saúde. Professor adjunto do Curso de Gastronomia da UFRJ.

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Publicado

2021-09-20 — Atualizado em 2021-09-28

Versões

Como Citar

Monteiro, R. A. S. (2021). A educação sobre drogas e as limitações do paradoxo da indústria da cerveja. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.9771/re.v10i2.36275 (Original work published 20º de setembro de 2021)

Edição

Seção

Artigos