O pensar e o conhecer na investigação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i18.3612Palavras-chave:
pensamento, conhecimento, pragmatismo, educação libertadora, Key-words, thought, knowledge, pragmatism, liberation educationResumo
tema central deste artigo são os processos de aprendizagem em situações educativas, discutidos a partir de reflexões e conceitos de uma pedagogia da libertação, campo teórico e metodológico entendido aqui em um sentido amplo, envolvendo idéias, e um olhar, que se baseia em Paulo Freire, mas também em outros autores, como John Dewey (que influenciou muito a Freire). O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, o objetivo é analisar inicialmente o próprio discurso e a própria racionalidade que tenta entender a construção do saber nas situações educativas fora da universidade, isto é, o pensar científico nas faculdades de educação. Em seguida, o artigo procura demonstrar como o conhecimento e mesmo o pensar ocorrem em experiências acionais, não se constituindo em fenômenos puramente intelectuais, soberanos e transcendentes à experiência social. ABSTRACT: The main theme of this article are the learning process in educative situations, using the concepts and reflections of the liberation pedagogy, theoric and methodological field related to the thought of authors like Paulo Freire and John Dewey. (Dewey did influence Freire). This text is divided in two parts. In the first section, the goal is discuses the speech and the thought that try explain the construction of the knowledge outside of the university (the scientific thought in the education research). In the second section of this text, we emphasize that the knowledge and the scientific thought occur in experiences of the social practices. They are not intelectual, sovereign and purely transcendentes phenomena to the social experience. Key-words: thought; knowledge; pragmatism; liberation educationDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-01-26
Como Citar
Mogilka, M. (2012). O pensar e o conhecer na investigação pedagógica. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (18). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i18.3612
Edição
Seção
Artigos