Memórias de alunos universitários acerca das práticas avaliativas na educação básica

Autores

  • Anelise Martinelli Borges Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Mari Clair Moro Nascimento Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v9i2.35900

Palavras-chave:

Práticas avaliativas na educação básica, memória, alunos universitários.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a narrativa escrita de alunos universitários de quatro cursos de licenciatura de uma universidade federal no Triângulo Mineiro, no que diz respeito às suas percepções acerca das práticas avaliativas vivenciadas enquanto alunos da educação básica. Para tanto, foi realizada uma atividade na disciplina Avaliação Educacional, ministrada no segundo semestre de 2018, em que os alunos registraram, por meio de tópicos, suas memórias sobre a avaliação na educação básica. Participaram da atividade cinquenta alunos, os quais realizaram-na em duplas e em trios. Tendo em vista uma maior organização dos registros a partir dos assuntos contemplados, as narrativas foram divididas em duas categorias temáticas: diferentes práticas de avaliação e abuso de poder. Os resultados mostram que a ação de avaliar pode ser ampla, assumindo um caráter diagnóstico processual e contínuo; à medida que, quando relacionada com o abuso de poder, passa a ser uma ferramenta de domínio do professor sobre o aluno. Conclui-se a importância do desenvolvimento de um processo avaliativo a partir de uma perspectiva transformadora, em que a participação do aluno é valorizada, tendo o professor o papel de atuar no mapeamento das dificuldades daquele.

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Biografia do Autor

Anelise Martinelli Borges Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus Marília SP. Possui Mestrado em História pela UNESP - Campus Franca (2009). Possui Graduação em História pela UNESP - Campus Franca SP (2006). Professora Adjunto na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Departamento de História.

Mari Clair Moro Nascimento, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília (UNESP) (2018), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Professora da Educação a Distância na Universidade Pitágoras UNOPAR e na Anhanguera. Atua também como professora na Universidade Estadual de Londrina - UEL.

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Publicado

2020-08-24

Como Citar

Oliveira, A. M. B., & Nascimento, M. C. M. (2020). Memórias de alunos universitários acerca das práticas avaliativas na educação básica. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.9771/re.v9i2.35900

Edição

Seção

Artigos