A produção de conhecimento sobre trabalho docente no Brasil: uma revisão da literatura especializada no assunto

Autores

  • Nadson Santana Reis Universidade de Brasília
  • Pedro Alves Castro Universidade Federal Fluminense
  • Berta Leni Costa Cardoso Universidade do Estado da Bahia
  • Claudio Pinto Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v9i2.33242

Palavras-chave:

Trabalho docente. Profissão docente. Publicações periódicas como assunto.

Resumo

O estudo analisa a produção científica que versa sobre o trabalho docente no Brasil. Trata-se de uma revisão sistemática que avalia artigos científicos publicados entre 2011 e 2017, em língua portuguesa, em periódicos nacionais e internacionais indexados ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram analisados, a partir da análise de conteúdo, 122 estudos que, a despeito de sua diversidade teórica, foram agrupados em seis (06) categorias analíticas, a saber: Trabalho docente: natureza e significado; Trabalho docente: política, gestão e avaliação; Precarização e intensificação do trabalho docente; Trabalho docente como ação pedagógica e/ou educativa; Trabalho docente, saúde e qualidade de vida; e, Trabalho docente, mídias e novas tecnologias. As considerações sugerem um amplo processo de precarização, intensificação e controle da atividade docente, bem como o avanço e incorporação de novas mídias e tecnologias. Tais aspectos reconfiguraram as atividades e responsabilidades dos professores com desdobramentos substantivos em sua saúde e qualidade de vida.

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Biografia do Autor

Nadson Santana Reis, Universidade de Brasília

Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus XII. Tem especialização em Educação Física Escolar, Docência do Ensino Superior e Gestão e Coordenação Escolar. É mestre em Políticas Públicas de Esporte e Lazer pela Universidade de Brasília e, atualmente, faz doutorado na mesma universidade. Em sua trajetória profissional atuou como professor de Educação Física na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, atuando ainda como professor de Natação em escolas de Natação. Atualmente trabalha como professor substituto no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia/UNEB - Campus XII. É membro do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer [Avante/Unb] e do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer [Agente/Uneb]. Desenvolve estudos/pesquisas nas áreas de Esporte, Educação Física Escolar e Políticas Públicas de Esporte e Lazer.

Pedro Alves Castro, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Educação Pela Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/FEUFF). Bolsista CNPq-Brasil.

Berta Leni Costa Cardoso, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (2000), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Pós-doutorado em Educação (2017) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado da Bahia - UNEB e professora no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1998), Mestrado em Educação e Pesquisa pela Université Du Québec À Chicoutimi (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), tendo realizado Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra (2008) e Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Foi vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB (2013-2016). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB (2016-2018). É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB (2018...). É coordenador pela instituição receptora do Doutorado Insterinstitucional em Educação UNEB/UESB (2019...). Professor dos Cursos de Licenciatura da UESB. Foi Coordenador de Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, na UESB (2013-2018). É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Anped (2011...). É editor da Revista Práxis Educacional (UESB). É líder do Grupo de Pesquisas sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq) desde 2013. Foi vice-coordenador do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil - FEPAE-NNE (2016-2017 e 2017-2018). Foi coordenador do FEPAE-NNE (2018-2019). coordenador do FEPAE-NNE (2019...). É vice coordenador do Fórum Nacional de Editores de Periódicos da Área de Educação - FEPAE-Nacional (2017...). Membro da Comissão Final Responsável pela Avaliação dos Periódicos Acadêmicos na Área da Educação, em 2019. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, formação e trabalho docente, trabalho e educação.

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Publicado

2020-08-24

Como Citar

Reis, N. S., Castro, P. A., Cardoso, B. L. C., & Nunes, C. P. (2020). A produção de conhecimento sobre trabalho docente no Brasil: uma revisão da literatura especializada no assunto. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.9771/re.v9i2.33242

Edição

Seção

Artigos