A produção de conhecimento sobre trabalho docente no Brasil: uma revisão da literatura especializada no assunto
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v9i2.33242Palavras-chave:
Trabalho docente. Profissão docente. Publicações periódicas como assunto.Resumo
O estudo analisa a produção científica que versa sobre o trabalho docente no Brasil. Trata-se de uma revisão sistemática que avalia artigos científicos publicados entre 2011 e 2017, em língua portuguesa, em periódicos nacionais e internacionais indexados ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram analisados, a partir da análise de conteúdo, 122 estudos que, a despeito de sua diversidade teórica, foram agrupados em seis (06) categorias analíticas, a saber: Trabalho docente: natureza e significado; Trabalho docente: política, gestão e avaliação; Precarização e intensificação do trabalho docente; Trabalho docente como ação pedagógica e/ou educativa; Trabalho docente, saúde e qualidade de vida; e, Trabalho docente, mídias e novas tecnologias. As considerações sugerem um amplo processo de precarização, intensificação e controle da atividade docente, bem como o avanço e incorporação de novas mídias e tecnologias. Tais aspectos reconfiguraram as atividades e responsabilidades dos professores com desdobramentos substantivos em sua saúde e qualidade de vida.Downloads
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