FlexQuest: potencializando a WebQuest no Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.3271Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Modelo WebQuest. Internet. Teoria da flexibilidade cognitiva. Modelo FlexQuest.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa realizada em uma escola da rede privada da cidade do Recife, com alunos do 2° Ano do Ensino Médio. Um dos focos desta pesquisa é o estudo de ferramentas com base na internet que apoiem a construção do conhecimento nos níveis iniciais e avançados por parte dos alunos, num contexto interdisciplinar no ensino de ciências (Química). Para níveis iniciais do conhecimento, utilizamos a estratégia WebQuest (WQ), e para os níveis avançados, a FlexQuest (FXQ). A FlexQuest incorpora dentro da estrutura básica da WebQuest elementos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC). Os resultados da pesquisa revelaram que a WebQuest quando concebida dentro de uma abordagem construtivista de ensino e aprendizagem, são estratégias eficazes para níveis introdutórios do conhecimento, por ter, em seu bojo, atividades que despertam a curiosidade, a pesquisa, o trabalho colaborativo, a autonomia, mesmo que não contemple uma maior profundidade nos conceitos estudados. Enquanto a FlexQuest é uma estratégia poderosa para a aquisição de conhecimento em níveis avançados, desenvolvendo nos alunos novas capacidades de busca de relações entre os conceitos e na construção de conhecimento mais elaborado.Downloads
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Publicado
2009-06-02
Como Citar
Aleixo, A. A., Carneiro Leão, M. B., & de Souza, F. N. (2009). FlexQuest: potencializando a WebQuest no Ensino de Química. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(14). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.3271
Edição
Seção
Artigos