Refletindo sobre a pesquisa e sua importância na formação e na prática do professor do ensino fundamental

Autores

  • Roberta Melo de Andrade Abreu Universidade Federal da Bahia
  • Danilo Di Manno de Almeida Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.3217

Palavras-chave:

Pesquisa. Prática pedagógica. Formação docente.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o conceito de pesquisa e sua importância na prática e na formação dos professores do ensino fundamental. Pautamos nossa discussão inicialmente no conceito de pesquisa de uma maneira geral e, posteriormente, trabalhamos, com a pesquisa em educação: pesquisa acadêmica, pesquisa escolar e pesquisa da própria prática pedagógica. Através de uma distinção desses tipos de pesquisa salientamos a necessidade do professor do ensino fundamental vivenciá-las durante sua formação e praticá-las em sua prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Melo de Andrade Abreu, Universidade Federal da Bahia

Departamento II Faculdade de Educação-FACED/UFBA Professora Substituta de Didática e Práxis Pedagógica

Danilo Di Manno de Almeida, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor pela Universidade de Paris X e docente-pesquisador da Universidade Metodista de São Paulo.

Downloads

Publicado

2009-06-02

Como Citar

Abreu, R. M. de A., & Almeida, D. D. M. de. (2009). Refletindo sobre a pesquisa e sua importância na formação e na prática do professor do ensino fundamental. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(14). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.3217

Edição

Seção

Artigos