Da cultura de massa às interfaces na era digital
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.3216Palavras-chave:
Comunicação de massa. Cultura de massa. Cibercultura. Educação – Inovações tecnológicas.Resumo
O artigo tem por objetivo analisar características típicas da cultura de massa do século XX, promovidas por mídias tradicionais como o rádio, o cinema e a televisão, e da cultura digital, no começo do século XXI, promovida pelas redes integradas de comunicação, e apontar, na cibercultura, a passagem de uma à outra. São discutidas as mídias e os modelos de comunicação baseados numa lógica “um para todos”, para a primeira, e “todos para todos” para a segunda. Investigamos aspectos dos meios de comunicação de massa, sua popularização no diálogo com as novas mídias e sua (re)significação conceitual no âmbito da cultura digital. Para tal discussão nos apoiamos em autores como Umberto Eco, Manuel Castells, Pierre Lévy, Lúcia Santaella, dentre outros, que discutem as mudanças nos meios de comunicação na era digital. O trabalho conclui que as tecnologias digitais tendem e devem converter a cultura de massa em cultura interativa, colaborativa e livre, promovendo ampliações infinitas na criação e difusão de informações e conhecimentos. Estamos diante de um novo Ethos, o da mediatização infocomunicacional, que acelera as mudanças sociais promovidas pela globalização da cultura digital e realiza criativamente novos modos de ser e viver.Downloads
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Publicado
2009-06-02
Como Citar
Couto, E. S., Melo, C., Moreira, A. P., & Xavier, M. (2009). Da cultura de massa às interfaces na era digital. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(14). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.3216
Edição
Seção
Artigos