Alfabetizando e desenvolvendo competências linguísticas a partir do conto de estórias

Autores

  • Ana Rita de Cassia Santos Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.3126

Palavras-chave:

Arte de contar histórias. Alfabetização.

Resumo

O presente artigo propõe a utilização didática do conto de estórias em classes de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, objetivando a promoção dos processos de alfabetização e letramento em modo lúdico e motivante. O ato de ler, contar, e ouvir estórias contribui para o desenvolvimento do “pensamento narrativo”, que, segundo Bruner (1986), ocupa-se das intenções e das ações humanas e dos resultados gerados pelas mesmas. Tal modalidade de pensamento ajuda a criança a compartilhar, interpretar e compreender melhor os eventos quotidianos do mundo circunstante. Muitos estudos comprovaram os benefícios da utilização didática e educativa do conto de estórias e/ou da narração autobiográfica em vários âmbitos do desenvolvimento e da aprendizagem infantil, tais como a ampliação do léxico, a aquisição de competências linguísticas e metalinguísticas, o desenvolvimento de comportamentos alfabetizados e meta-alfabetizados, além de favorecer também o desenvolvimento psíquico e emocional da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rita de Cassia Santos Barbosa

Pedagoga, Especialista em Psicopatologia da aprendizagem e "Doutora Pesquisadora" em Ciências pedagógicas e didáticas, Dipartimento di Scienze dell'Educazione, Università degli Studi di Padova (Itália).

Downloads

Publicado

2009-06-02

Como Citar

Barbosa, A. R. de C. S. (2009). Alfabetizando e desenvolvendo competências linguísticas a partir do conto de estórias. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(14). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.3126

Edição

Seção

Artigos