Religião afro-brasileira, desenvolvimento humano e educação: pilares da construção subjetiva.
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2969Palavras-chave:
Subjetividade, religião afro-brasileira, linguagem, Ibeji.Resumo
O artigo refere-se à interferência religiosa afro-brasileira na subjetividade, especificamente no que tange ao aparato infantil, denominado de Ibeji e simbolizado por S. Cosme e S. Damião. A intenção é apontar algumas pistas para o entendimento da constituição do sujeito contemporâneo, a partir da mediação de um código de representação e de ação que a religião oferece para vivenciar problemáticas existenciais. A proximidade com o sagrado interfere nos modos de subjetivação e estabelece uma fala peculiar: a linguagem dos santos. Esta cumplicidade real e objetiva participa de sua construção subjetiva como indicadora de que alguém compartilha com ele em prol da superação de desafios e ultrapassagem de obstáculos. O reconhecimento de tal solidariedade permite por um lado, a percepção de que o sujeito não está só, e, por outro, estabelecer este princípio como fonte para a construção de valores que regem suas ações práticas e comportamento ético nas relações interpessoais.Downloads
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Publicado
2008-07-15
Como Citar
Dupret, L. (2008). Religião afro-brasileira, desenvolvimento humano e educação: pilares da construção subjetiva. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(12). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2969
Edição
Seção
Artigos