Religião afro-brasileira, desenvolvimento humano e educação: pilares da construção subjetiva.

Autores

  • Leila Dupret Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2969

Palavras-chave:

Subjetividade, religião afro-brasileira, linguagem, Ibeji.

Resumo

O artigo refere-se à interferência religiosa afro-brasileira na subjetividade, especificamente no que tange ao aparato infantil, denominado de Ibeji e simbolizado por S. Cosme e S. Damião. A intenção é apontar algumas pistas para o entendimento da constituição do sujeito contemporâneo, a partir da mediação de um código de representação e de ação que a religião oferece para vivenciar problemáticas existenciais. A proximidade com o sagrado interfere nos modos de subjetivação e estabelece uma fala peculiar: a linguagem dos santos. Esta cumplicidade real e objetiva participa de sua construção subjetiva como indicadora de que alguém compartilha com ele em prol da superação de desafios e ultrapassagem de obstáculos. O reconhecimento de tal solidariedade permite por um lado, a percepção de que o sujeito não está só, e, por outro, estabelecer este princípio como fonte para a construção de valores que regem suas ações práticas e comportamento ético nas relações interpessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Dupret, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pós-Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar e do Laboratório de Estudos Afro-brasileiros – LEAFRO - da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Publicações importantes: Psicologia, religião e educação: constituintes da construção subjetiva. Cadernos NEPRE. Cuiabá, n. 05, p. 91-101, (jan-jun), 2007; Creche: desenvolvimento ou sobrevivência? Psicologia USP. São Paulo, 15(3), p.103-116, 2004. Pesquisa em desenvolvimento: Desafios Contextuais e Construção Subjetiva: Alternativas do Jovem da Baixada Fluminense.

Downloads

Publicado

2008-07-15

Como Citar

Dupret, L. (2008). Religião afro-brasileira, desenvolvimento humano e educação: pilares da construção subjetiva. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(12). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2969

Edição

Seção

Artigos