Concepções de ser professor e motivos de escolha pela docência em Educação Física

Autores

  • Bárbara Turra Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências - Bauru - SP
  • Cátia Silvana da Costa Secretaria de Estado de Educação de São Paulo (SEE-SP) Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade Origenes Lessa (FACOL)
  • Fernanda Rossi Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências - Bauru - SP

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v8i3.29626

Palavras-chave:

Licenciatura. Formação Docente. Educação Física.

Resumo

Objetiva-se identificar as concepções de ser professor de estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física, compreender a escolha pela profissão docente e as influências das experiências vividas na graduação (tronco comum) nas decisões dos estudantes. A pesquisa, qualitativa, foi desenvolvida em uma Universidade pública do Estado de São Paulo, com vinte graduandos, por intermédio de questionário aberto. Para os participantes, ser professor é ser um agente de transformação; um profissional detentor de conhecimento que se relaciona com os alunos numa perspectiva horizontal. Quanto aos motivos que levaram à escolha do curso de licenciatura em Educação Física, destacaram-se a identificação com a área; a estabilidade e segurança econômica; a influência das experiências na graduação; a relação dos graduandos com os professores e os procedimentos didático-metodológicos adotados no curso; o anseio de ser um agente de transformação e de transmissão do conhecimento; e influências familiares e/ou escolares. Em relação a seguir ou não na carreira de professor quando concluir a graduação, a maioria dos estudantes respondeu positivamente, mas ainda existem alguns com dúvidas. Conclui-se que as concepções de ser professor resultaram, sobretudo, de representações construídas na trajetória de vida dos estudantes e das influências do tronco comum da graduação, que podem contribuir para a manifestação e configuração de suas decisões docentes. Logo, é relevante (re)pensar como essas representações podem ser (des)construídas e (re)construídas no tronco comum dos cursos de licenciatura no intuito de melhor fundamentar o estudante para suas decisões relacionadas à carreira docente.

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Biografia do Autor

Bárbara Turra, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências - Bauru - SP

Professora de Educação Básica I, na disciplina Educação Física na rede de ensino municipal de Pederneiras - SP. Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências - Bauru - SP.

Cátia Silvana da Costa, Secretaria de Estado de Educação de São Paulo (SEE-SP) Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade Origenes Lessa (FACOL)

Professora de Educação Básica II, na disciplina Educação Física na rede de ensino estadual paulista. Professora Colaboradora do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da UNESP Bauru. Professora do curso de Licenciatura em Educação Física na Faculdade Origenes Lessa, em Lençóis Paulista.

Fernanda Rossi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências - Bauru - SP

Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da UNESP Bauru.

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

Turra, B., Costa, C. S. da, & Rossi, F. (2019). Concepções de ser professor e motivos de escolha pela docência em Educação Física. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(3). https://doi.org/10.9771/re.v8i3.29626

Edição

Seção

Artigos