O professor ecológico no contexto da instituição escolar.

Autores

  • Maria José Etelvina dos Santos João Claudino dos Santos e Maria Etelvina dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v14i15.2957

Palavras-chave:

Medidas socioeducativas, Indisciplina, Agressão, Sistemas ecológicos.

Resumo

RESUMO: Esta pesquisa objetiva investigar a compreensão que os professores possuem sobre as medidas socioeducativas que a escola adota ou elege para disciplinar ou educar os estudantes que são considerados “indisciplinados e agressivos” no intuito de possibilitar uma reflexão do fazer pedagógico e da postura do professor frente ao comportamento considerado “indisciplinado” e “agressivo” do estudante e propor a partir dos dados colhidos nesta pesquisa medidas socioeducativas baseadas no modelo ecológico de desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner. Pretende-se também instrumentalizar o professor para lidar com os comportamentos de seus educandos considerados “agressivos e indisciplinados”, gerando muitas vezes evasão, exclusão e dificuldades de aprendizagem, questões tão presentes no contexto escolar. O intuito é integrar teoria com a prática, envolvendo desde aspectos relacionados ao cotidiano da instituição escolar e da história de vida dos educandos, até a influência cultural e social dos sistemas ecológicos. Pretende-se mostrar com esta pesquisa que a integração destes aspectos podem levar a uma melhoria da qualidade do trabalho dos profissionais de ensino e da vida dos educandos em contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Etelvina dos Santos, João Claudino dos Santos e Maria Etelvina dos Santos

Sou professora da UNEB, Mestre em Educação pela FACED/UFBA, especialista em Psicopedagogia e Ensino a Distãncia. Organizadora do Livro: Jogos e exercícios Vivenciais em educação emocional.

Downloads

Publicado

2009-07-16

Como Citar

Santos, M. J. E. dos. (2009). O professor ecológico no contexto da instituição escolar. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 14(15). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v14i15.2957

Edição

Seção

Artigos