Incentivo à cultura surda nos processos educacionais: experiência visual e desenvolvimento linguístico em foco

Autores

  • Ana Dorziat Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Lucas Romário Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Maiane Machado de Morais Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Luzenice Simey Macedo de Carvalho Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v8i3.28775

Palavras-chave:

Educação. Educação dos surdos. Educação inclusiva.

Resumo

Este artigo analisa práticas pedagógicas de professoras surdas que atuam com alunos/as surdos/as em escolas públicas regulares de João Pessoa-PB. Com base nos Estudos Surdos, evidenciamos as produções culturais que emergem de suas experiências visuais, materializadas na língua e identidades surdas. Para tanto, fizemos observações e entrevistas com três professoras surdas que desenvolviam o Atendimento Educacional Especializado, nas Salas de Recursos Multifuncionais, espaço onde consideramos que as interações entre pessoas surdas (docente-discente) ocorriam mais diretamente. Das situações pedagógicas e narrativas das professoras surdas, destacamos elementos, como: a experiência visual e o desenvolvimento linguístico. As análises mostraram que é possível a construção de processos pedagógicos que unam a educação e a cultura surda, desde que os artefatos desta sejam considerados e haja suporte para o adensamento de processos educacionais que empreendam esforço para trazer a diferença para o centro do processo. Esse é o caminho para a escola se tornar, realmente, mais inclusiva.

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Biografia do Autor

Ana Dorziat, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP), com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (UL/Portugal). Foi professora Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde está, atualmente, como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB). Atua também como Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Desenvolve atividades de ensino e pesquisa, com ênfase nos temas: Inclusão e Estudos Surdos.

Lucas Romário, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Especialista em Educação em Direitos Humanos (UFPB) e em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Pedagogia (UFPB) com aprofundamento em Educação Especial. Graduado em Serviço Social (Anhanguera-Uniderp). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: Estudos Culturais, Estudos Surdos com foco na Pedagogia Surda, Inclusão, Currículo e Gênero. Contato: lukas_ro_mario@hotmail.com

Maiane Machado de Morais, Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduada em Letras-Libras (UFPB) e em Pedagogia (UVA). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (UESSBA). Professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Secretaria Municipal de Campina Grande-PB. Foi Bolsista de Iniciação Científica (Pibic) em pesquisas educacionais financiadas pelo CNPq.

Luzenice Simey Macedo de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduada em Letras-Libras (UFPB). Foi Bolsista de Iniciação Científica (Pibic) em pesquisas educacionais financiadas pelo CNPq. E-mail: lumah80@hotmail.com

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

Dorziat, A., Romário, L., Morais, M. M. de, & Carvalho, L. S. M. de. (2019). Incentivo à cultura surda nos processos educacionais: experiência visual e desenvolvimento linguístico em foco. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(3). https://doi.org/10.9771/re.v8i3.28775

Edição

Seção

Artigos