Psicanálise e Educação: novas aproximações num tempo de mutações

Autores

  • Jacy Célia da Franca Soares

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v9i8.2824

Palavras-chave:

relação sujeito-objeto, economia-psíquica, recalque, perversão, relação psicanálise-educação.

Resumo

O texto mostra um caminho de busca, no propósito de estabelecer novas aproximações entre a psicanálise e a educação, tomando por base as formulações apresentadas por Charles Melman, no livro O homem sem gravidade: gozar a qualquer preço (2003). Ao acatar a tese desse psicanalista de que estaríamos vivendo um momento de passagem de uma economia fundada pelo recalque por outra que promove a perversão, a autora sugere como a psicanálise pode contribuir para que a educação encontre formas de realização dentro dessa nova ordem.

Palavras-chave: relação sujeito-objeto, economia-psíquica, recalque, perversão, relação psicanálise-educação.


Abstract: The text reveals a way of search, on the purpose of stablishing new approachs between psychoanalysis and education, fron the starting point of Charles Melman ‘s ideas in his book Man without gravity: to get pleasure at any cost (2003). Accepting the psychoanlyst thesis that we are living a transition moment from an economy founded by repression to another that promotes perversion, the author suggests how psychoanalysis may contribute to find ways of fullfilment into this new order.

Key words: subject-object relation; perversion; repression; psychoanalysiseducation relation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Soares, J. C. da F. (2007). Psicanálise e Educação: novas aproximações num tempo de mutações. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(8). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v9i8.2824

Edição

Seção

Artigos