Reflexões sobre ensino (ou sobre mediação?) da literatura
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v9i8.2820Palavras-chave:
escolarização, mediação, leitura literária, formação cultural.Resumo
Este texto levanta reflexões sobre o mediação escolar nos processos de escolarização da leitura literária. Comenta inicialmente a produção de leitura de três textos de gêneros diferenciados, realizada por professores em processo de formação, revelando uma pluralidade das possibilidades de leitura na relação autoria/textos/leitores. Estabelece uma diferenciação entre ensino e mediação, principalmente no campo das manifestações culturais, na direção da literatura, enquanto produção artística. Aponta a necessidade de se engendrarem projetos de formação cultural de professores, em prol da formação de leitores e da democratização da leitura.Palavras-chave: escolarização, mediação, leitura literária, formação cultural.
Abstract: This text intends to raise some reflections about school mediation in the schooling processes of literary reading. At first it comments on the reading production of three texts of different kinds, made by teachers during the graduate process, revealing a plurality of reading possibilities in the relationship among authorship/texts/readers. It also establishes a differentiation between teaching and mediation, mainly in the field of cultural demonstrations, in literature considered as artistic production. It points to the need of designing projects towards the teachers´cultural education aiming at readers´ formation and reading democratization.
Key words: schooling process, mediation, literary reading, cultural education.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-02-10
Como Citar
Alves Martins, A. (2007). Reflexões sobre ensino (ou sobre mediação?) da literatura. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(8). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v9i8.2820
Edição
Seção
Artigos