“Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto”; Quem faz uma citação também aumenta um? Intertextualidade e polifonia no texto científico
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v9i8.2809Palavras-chave:
intertextualidade, dialogismo, polifonia.Resumo
Trata-se de uma reflexão sobre a citação no âmbito de abrangência de uma formação discursiva específica, o discurso científico Discute-se a citação no texto científico a partir das contribuições do princípio do dialogismo que atravessa a teoria bakhtiniana da linguagem, problematizando-a como um fenômeno tanto intertextual como polifônico. Considera-se que a citação envolve dimensões intersubjetivas muito além das dimensões técnicas, tratadas de uma perspectiva instrumental em manuais de metodologia da pesquisa.Palavras-chave: intertextualidade, dialogismo, polifonia.
Abstract: This is a reflection about the quotation in the scope of a specific discursive formation, the scientific discourse. We discuss the quotation in the scientific text from the contributions of the dialogism principle. Which goes through the Bakhtin’s Language Theory, making it like a phenomenon as intertextual as poliphonic. It has been considered that the quotation involves intersubjective dimensions further the technical dimensions dealing with an instrumental perspective in research methodology manuals.
Key words: intertextuality, dialogism, polyphony.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-02-10
Como Citar
Gomes Aguiar, M. . G. (2007). “Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto”; Quem faz uma citação também aumenta um? Intertextualidade e polifonia no texto científico. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(8). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v9i8.2809
Edição
Seção
Artigos