A Parceria entre Tecnologias e sua Influência na Conscientização e no Modo de Pensar do Estudante Durante Atividade Escolar

Autores

  • Lídia Maria de Menezes Pinho

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v8i7.2798

Palavras-chave:

cognição, informática na educação, tecnologia educacional.

Resumo

A partir de um estudo de caso em uma escola particular, observações das aulas em um laboratório de informática mobilizaram a principal questão do presente artigo: Quais os motivos da conscientização da própria criação surgir apenas após impressos os trabalhos elaborados no computador? A interação entre o computador e a impressora e sua influência no estudante aponta para a necessidade de ir além de estudos acerca da influência de cada tecnologia isoladamente. A teoria da atividade, a psicanálise e Claparède fundamentam as interpretações cognitivas que propõem superar a relação entre linguagem tecnológica e modo de pensar.

Palavras-chave: cognição; informática na educação; tecnologia educacional.


Abstract: From observations in a private school info lab, a major question arises: What are the reasons that awareness comes only after students have printed their own school task? That interaction between computer and printer and how it influences the students, shows the need to go beyond studies that sees the technology influence isolated. The activity theory, psychoanalysis and Claparède are the contributions to interpretation that are not only the relation between technology language and way of thinking.

Key words: cognition; computers in the classroom; information technology.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-02-10

Como Citar

de Menezes Pinho, L. M. (2007). A Parceria entre Tecnologias e sua Influência na Conscientização e no Modo de Pensar do Estudante Durante Atividade Escolar. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(7). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v8i7.2798

Edição

Seção

Artigos