Topografias Psi e Cartografias Pedagógicas: Psicologia, Pedagogia e História

Autores

  • Paulo Gurgel

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v8i7.2795

Palavras-chave:

Psicologia, Educação, História, Escola e Subjetivação.

Resumo

Este artigo analisa as relações entre psicologia e educação sob uma perspectiva histórico-crítica. Em primeiro lugar, ele analisa os limites de uma história das idéias centrada exclusivamente nas contribuições teóricas de psicólogos educacionais para a construção de práticas psicopedagógicas no cotidiano da escola. Fazendo uso do pensamento de Michel Foucault, tenta-se compreender as íntimas relações estabelecidas entre psicologia e pedagogia através da intricada rede de relações entre saber e poder que se materializa na escola, instituição social chave para instauração e manutenção das regras do contrato social que regem as sociedades liberais do ocidente a partir da segunda metade do século XIX. Então, propõe-se que a história da psicologia da educação só pode ser escrita a partir do pressuposto de que a Psicologia é uma poderosa tecnologia de produção do sujeito-aluno no coração da escola – a instituição social, por excelência, responsável pela produção de sujeitos autogovernados.

Palavras-chave: Psicologia, Educação, História, Escola e Subjetivação.


Abstract: This article aims to analyse the close relations between psychology and education under a historical and critical perspective. Firstly, it analyses the limits of a history of ideas certered exclusively in the theoretical contributions of educational psychologists to the construction of psychopedagogical practices in the everyday school life. Departing from Michel Foucault’s contributions to a history of education and psychology, it tries to understand the very close relations betweeen knowledge and power materialized in the school, a key social institution to instalation and maintainance of the governing social contract of the western liberal societies from the second half of the 19th century onwards. Then, it proposes that a history of educational psychology can only be written if one assumes the perspective that psychology itself is a very powerful tecnology used to assemble the student as a subject in the very heart of the school scene – an institution itself designed to produce self-governed subjects.

Key words: Paychology, Education, History, schooling and subjectivation.

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Publicado

2007-02-10

Como Citar

Gurgel, P. (2007). Topografias Psi e Cartografias Pedagógicas: Psicologia, Pedagogia e História. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(7). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v8i7.2795

Edição

Seção

Artigos