Caminhos e Descaminhos na Formação Profissional dos Graduados em Nível Superior na Bahia

Autores

  • Maria Couto Cunha

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v8i7.2791

Palavras-chave:

educação superior, expansão da oferta, tipologia de cursos, formação profissional.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a criação dos cursos da educação superior na Bahia, na década de 90, segundo uma tipologia de cursos que considera os períodos em que tais cursos surgiram na evolução do sistema da educação superior do Brasil, fazendo correspondência com os cenários políticos e socioeconômicos que emergiram nesta trajetória e considerando as tendências de concentração ou dispersão dos cursos que formam os estudantes para as diferentes carreiras ou áreas de trabalho. Os dados demonstraram intensidade na oferta em determinadas áreas e diminuta presença de formação para outras áreas essenciais para a sociedade.

Palavras-chave: educação superior; expansão da oferta; tipologia de cursos; formação profissional.


Abstract: This article presents results from a study about the creation of higher education courses in Bahia during the decade of the 90s. The analysis is based on a course typology that considers the time periods in which the courses emerged and their relationship to the evolution of higher education in Brazil and the corresponding political and socioeconomic realities that accompanied the historical trajectory. The typology also considers the degree of concentration or dispersion of the courses that prepared students for different careers or fields of work. The data demonstrate an intensity of offerings in certain areas and a diminished presence of courses in other areas that are essential to society.

Key words: Higher Education; Expansion of Supply, Course Typology,Professional Preparation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-02-10

Como Citar

Couto Cunha, M. (2007). Caminhos e Descaminhos na Formação Profissional dos Graduados em Nível Superior na Bahia. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(7). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v8i7.2791

Edição

Seção

Artigos