Educação Científica e a Idéia de Informação: Alguns Fundamentos Epistemológicos

Autores

  • Robinson Tenório

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v7i6.2782

Palavras-chave:

Educação científica, epistemologia, informação, teorias da informação.

Resumo

A idéia de informação tem estatuto epistemológico destacado nas ciências contemporâneas; diversas tentativas têm sido feitas, ao longo dos últimos cinqüenta, para definir o conceito de informação, sem que nenhuma lograsse êxito completo. Destacam-se algumas importantes tentativas, revelando as analogias que as fundamentam (ordem, desordem, representação, comportamento e fluxo), após discutir-se as grandes tendências epistemológicas na busca de definir informação: (1) objeto físico; (2) objeto cognitivo; (3) produto da interação físico-mental. A compreensão dos diferentes significados com que a idéia de informação é considerada nas ciências tem implicação evidentes no ensino em geral, e na educação científica em particular.

Palavras-chave: Educação científica, epistemologia, informação, teorias da informação.


Abstract: The idea of information has a strong epistemological status in the contemporary science; many attempts have been done to define the concept of information, although no one has been completely successful. We emphasize in this paper some important attempts, showing their basic analogies, such as order, disorder, representation, behavior and flux, after discussing the great epistemological tendencies of the definitions: (1) physical object, (2) cognitive object, and (3) physic-mental interrelation. The understanding of the various senses the idea of information is used in science has evident implication in Education, particularly in Scientific Education.

Key words: scientific education, epistemology, information, information theories.

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Publicado

2007-02-09

Como Citar

Tenório, R. (2007). Educação Científica e a Idéia de Informação: Alguns Fundamentos Epistemológicos. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 7(6). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v7i6.2782

Edição

Seção

Artigos