Curso de Pedagogia da Ufba - Marcas Deixadas em Mulheres que o Cursaram

Autores

  • Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v7i6.2776

Palavras-chave:

Pedagogia, UFBA, mulheres.

Resumo

Este artigo é parte integrante de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de recompor a história do curso de Pedagogia da UFBA, tendo gênero como categoria de análise. Pedagogia foi considerado um curso oportunizador de crescimento pessoal e profissional, facilitador de engajamento no mercado de trabalho e possibilitador da construção de uma carreira compatível com a vida familiar. Foram pontuais as críticas relacionadas ao desempenho acadêmico insatisfatório e ao pouco engajamento político de alguns dos docentes e algumas colegas do curso, bem como a ênfase teórica do currículo em detrimento da experiência.

Palavras-chave: Pedagogia; UFBA; mulheres..


Abstract: This paper is part of research developed in order to reconstitute the history of the Pedagogy Course of UFBA, taking gender as the analysis category. Pedagogy was considered a course of opportunities for personal and professional growth, facilitator to involvement in the job market and offers the possibility of building a career compatible with family life. There were sharp criticisms related to the poor academic performance and the small political involvement of some professors and classmates of the course, as well as a theoretical emphasis of the curriculum leaving aside the experience.

Key words: Pedagogy, UFBA, woman.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-02-09

Como Citar

Pereira Carvalho Fagundes, T. C. (2007). Curso de Pedagogia da Ufba - Marcas Deixadas em Mulheres que o Cursaram. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 7(6). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v7i6.2776

Edição

Seção

Artigos