As políticas de valorização dos profissionais da educação como objeto da produção acadêmica recente.

Autores

  • Maria Couto Cunha
  • Cristiane da Conceição Gomes de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2756

Palavras-chave:

políticas de valorização, formação de professores, profissionalização docente

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar um estudo sobre as temáticas de pesquisas realizadas no Brasil que têm como foco as políticas de valorização do profissional da educação, formuladas desde a Constituição Federal de 1988. A análise é feita a partir de consultas a resumos de teses e dissertações disponíveis no portal da CAPES, assim como de artigos publicados em periódicos que circulam na comunidade acadêmica, disponíveis no site do Scielo. A análise revela maior concentração dos estudos nas políticas e questões relacionadas à formação, escassez de estudos voltados para as questões profissionais e funcionais e a necessidade de maiores estudos voltados ao tema.

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Biografia do Autor

Maria Couto Cunha

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFBA. mcouto@ufba.br Favor completar

Cristiane da Conceição Gomes de Almeida

Graduanda em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFBA, bolsista de Iniciação Científica - PIBIC.

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Publicado

2008-07-15

Como Citar

Cunha, M. C., & Gomes de Almeida, C. da C. (2008). As políticas de valorização dos profissionais da educação como objeto da produção acadêmica recente. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(12). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2756

Edição

Seção

Artigos