Saberes docentes: um olhar sobre as práticas pedagógicas no ensino de pós-graduação.

Autores

  • Cristina Maria d'Ávila Teixeira Maheu

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2740

Palavras-chave:

saberes docentes, práticas educativas, ensino de pós-graduação, formação e autoformação docente.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no contexto de um curso de Mestrado de uma Universidade pública da Bahia, Brasil, cujo objetivo foi analisar a prática pedagógica ali desenvolvida, a partir da percepção dos próprios professores. Após análise da atual conjuntura soc al e político-econômica brasileira que fizeram emergir os mestrados de natureza profissionalizante, procurou-se identificar os saberes dos docentes acerca da natureza e especificidades do currículo do próprio curso e a articulação deste com os objetivos, os métodos de ensino, o planejamento integrado e condutas de avaliação utilizadas. Essa pesquisa emergiu de uma prática de formação continuada instituída no espaço dos ateliers didáticos (espécie de oficinas didáticas); estes espaços serviram para registro dos dilemas profissionais, dúvidas, questionamentos e saberes docentes. Esses registros, realizados ao longo de um ano, serviram de base para o conhecimento pessoal e prática profissional dos docentes. No recorte que fizemos, os saberes docentes (pessoais e profissionais) possuem relevância, vez que são estudados como resultado da reflexão dos docentes sobre suas próprias práticas. Utilizamo-nos de abordagem qualitativa de pesquisa e, como método, o estudo de caso. Nessa perspectiva foram realizadas observações da prática docente, assim como entrevistas individuais com os professores, sujeitos do estudo. Os resultados da pesquisa permitem concluir que a busca por uma identidade para o curso em questão – lócus da pesquisa - passa necessariamente pela construção coletiva da sua concepção pedagógica mediante a renovação contínua das práticas do seu corpo docente, seu processo de formação e autoformação continuada e, evidentemente, pela reflexão sobre o fazer didático-pedagógico no cotidiano da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Maria d'Ávila Teixeira Maheu

Doutora em Educação pela UFBA, com estágio doutoral na Universidade de Montreal, Canadá. Professora Adjunta da FACED e do PPGE/UFBA e do Departamento de Educação e Mestrado em Educação e Contemporaneidade da UNEB.

Downloads

Publicado

2008-07-15

Como Citar

Maheu, C. M. d’Ávila T. (2008). Saberes docentes: um olhar sobre as práticas pedagógicas no ensino de pós-graduação. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(12). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2740

Edição

Seção

Artigos