Práticas educativas da capoeira no século XX: reflexões a partir de aspectos biográficos de mestres da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v8i3.27393

Palavras-chave:

Capoeira. História. Educação.

Resumo

A capoeira, como possibilidade de manifestação recreativa, ginástica, esportiva, artística e/ou sistema de defesa pessoal, possui uma potencialidade educativa que se evidencia pela característica de perpetuação e resistência cultural ao longo dos séculos. A fim de solucionar questionamentos relacionados à gênese dos métodos de ensino dessa prática, torna-se relevante uma análise de natureza qualitativa sobre aspectos da biografia de alguns expoentes da capoeira brasileira do século XX. Para tanto, foram adotados procedimentos técnicos de pesquisa em História, cujo objetivo centrou-se em refletir sobre práticas educativas da capoeira. Priorizou-se a seleção de fontes biográficas primárias que narrassem as histórias de vida de Bimba, Canjiquinha, Cobrinha Verde, Noronha, Pastinha e Waldemar, alguns dos inúmeros capoeiristas baianos que vivenciaram o início do processo de valorização social e de institucionalização da capoeira no século passado. Foram utilizadas as obras de: Abreu (2003), Almeida (1994), Canjiquinha (1989), Coutinho (1993), Pastinha (1960), Polak, Santana e Araújo (2011) e Santos (1991). A reflexão foi estimulada através do levantamento de informações sobre o início do aprendizado, concepção de capoeira, narrativas do ensino propriamente dito e possíveis correlações com aspectos de economia e de gênero. De acordo com essas categorias de análise, promoveu-se um direcionamento à compreensão do contexto histórico educacional que envolveu o processo de afirmação social dessa prática.

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Biografia do Autor

Sammia Castro Silva, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFCE (CAMPUS CANINDÉ-CE).

Doutora em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará- 2017); Mestre em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará -2013), Especialista em Arte, Educação e Cultura Popular (Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro- 2012); Graduação em Educação Física (Universidade Estadual do Ceará- 2009); Experiência em grupo de estudos sobre cultura folclórica aplicada (Instituto Tecnológico Federal do Ceará: Mira Ira- 2010 a 2013) e no grupo de pesquisa em História e Memória da Educação- NHIME (Universidade Federal do Ceará 2012-2016); Participação atual no grupo de pesquisa Laboratório de Humanidades, Artes e Tecnologias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFCE Campus Canindé; Professora do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE Campus Canindé; Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFCE Campus Canindé, instituição em que coordena, atualmente, o programa de extensão NAPRACHIC e os seguintes projetos: Grupo de meditação e Relaxamento; Handetotal; Grupo Expressom . ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7092-4389

José Gerardo Vasconcelos, PPGE/UFC

Professor Titular de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará. Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1988), Bacharelado em Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (1989), Especialização em Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (1990), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), Pós-Doutorado em Artes Cênicas, pela Escola de Teatro, da Universidade Federal da Bahia (2002), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011 - 2012), Pós-Doutorado em História da Educação pelo Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( 2015 - 2016 ).Tutor do PET Pedagogia da UFC (2010-2015). É líder do Grupo de Pesquisa de História e Memória da Educação do CNPq - NHIME. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, História da Educação e Antropologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Educação Contemporânea (Nietzsche e Foucault) e História e Memória da Educação (Biografias de Educadores do século XX e XXI/ Narrativas de mulheres educadoras militantes no contexto do pós-1964) e Antropologia da Educação (disciplinamento do corpo, sexualidade, práticas de escrita na cadeia e cultura negra/capoeira). - ORCID - http://orcid.org/0000-0003-0559-2642

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

Silva, S. C., & Vasconcelos, J. G. (2019). Práticas educativas da capoeira no século XX: reflexões a partir de aspectos biográficos de mestres da arte. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(3). https://doi.org/10.9771/re.v8i3.27393

Edição

Seção

Artigos