Um fio que tece a história infância.

Autores

  • Leila da Franca Soares Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.2736

Palavras-chave:

Leitura. Imaginário infantil. Subjetividade.

Resumo

O que levaria as crianças que ainda não leem a debruçarem sobre as histórias infantis, sobre os contos de fadas? Será que há uma possibilidade de leitura que extrapola a decodificação? Que leitura seria essa? O que essas crianças estariam lendo nesses portadores de texto? Poderíamos considerá-las leitoras? Essas questões norteiam o desenvolvimento da temática apresentada neste texto cujo objetivo é discutir o interesse, por parte das crianças, pelo enredo dos contos infantis. Para dar conta dessa discussão, alguns passos tornam-se fundamentais, tais como: definir os conceitos de leitura e leitor, estabelecer a relação entre as produções imaginárias e as histórias de leitura e, consequentemente, a importância destas para a aprendizagem e a constituição da subjetividade.

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Biografia do Autor

Leila da Franca Soares, Universidade Federal da Bahia

Professora substituta Faculdade de Educação

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Publicado

2009-06-02

Como Citar

Soares, L. da F. (2009). Um fio que tece a história infância. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(14). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.2736

Edição

Seção

Artigos