Necessidades formativas de futuros docentes de Ciências e Biologia em uma licenciatura EAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v7i3.26868

Palavras-chave:

EaD, Necessidades formativas docentes, Ciências e Biologia.

Resumo

Como estratégia privilegiada de democratização do ensino e de inclusão social, a educação a distância (EaD) vinha recebendo grande projeção no cenário educacional brasileiro. Em atenção a isso, este artigo objetiva analisar necessidades formativas que emergem de uma pesquisa junto a licenciandos de um curso de Ciências Biológicas na modalidade EaD. O material empírico, proveniente de memoriais de formação e de grupos focais, foi submetido à análise compreensivo-interpretativa. Os resultados mostram que os sujeitos da pesquisa reconhecem fragilidades em sua formação considerando tanto sua situação imediata na licenciatura quanto suas perspectivas de atuação docente no futuro, com destaque para a centralidade atribuída a aspectos relacionais e afetivo-emocionais. Concluímos que, na formação ofertada pela referida licenciatura EaD, modos de ser sujeito e aquilo de que são dotados e capazes de realizar importam aos licenciandos, o que traz grandes e novos desafios quando se trata de formar docentes de Ciências e Biologia.

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

Maknamara, M., & Bezerra de Medeiros Dantas Duarte, F. (2018). Necessidades formativas de futuros docentes de Ciências e Biologia em uma licenciatura EAD. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 7(3). https://doi.org/10.9771/re.v7i3.26868

Edição

Seção

Nº temático ensino de biologia:políticas de formação e formação política(final.)