A produção acadêmica sobre práticas de leitura na escola: análise de teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v8i3.26753Palavras-chave:
práticas sociais. letramento. leituraResumo
Resumo: Este artigo apresenta as reflexões e possíveis diálogos acerca das teses e dissertações defendidas entre os anos de 2009 a 2012 em instituições públicas e privadas de ensino superior no Brasil no que tange às práticas de leitura e letramento na escola pública. O trabalho tem como referencial teórico autores como Bakhtin (2000), Solé (1998), Possenti (1996), Kleiman (1993), Orlandi (1988). Como procedimento metodológico utilizou-se: levantamento de teses e dissertações, categorização e análise crítica dos trabalhos. A pesquisa foi realizada a partir da consulta no banco de dados da CAPES (bancodeteses.capes.gov.br/), cujas palavras-chave se concentraram em práticas sociais de leitura, leitura na escola, leitura e letramento na escola. Obteve-se, inicialmente, um banco de dados de 203 trabalhos, cujo recorte focalizou as práticas de leitura para os Anos Finais do Ensino Fundamental II, e por fim, resultando em 34 teses e dissertações. A análise dos trabalhos apontou que o ensino da leitura não se restringe ao conhecimento epistemológico, às estratégias de leitura, mas se entrelaça com a cultura local dos alunos, com práticas de letramento valorizadas e desvalorizadas no contexto educacional, com a formação do professor, com os materiais didáticos e, sobretudo com a concepção do que significa ensinar a ler, a formar leitores frente às grandes transformais culturais e sociais ocorridas na sociedade contemporânea nas últimas décadas. Palavras-chave: Práticas Sociais. Letramento. Leitura.Downloads
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Publicado
2019-12-12
Como Citar
de Santana, L. de C. (2019). A produção acadêmica sobre práticas de leitura na escola: análise de teses e dissertações. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(3). https://doi.org/10.9771/re.v8i3.26753
Edição
Seção
Artigos