Saberes profissionais: narrativas de professores na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v7i3.26509Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Formação de professores, Saber docente.Resumo
As investigações que tomam como foco os saberes docentes podem contribuir para potencializar a ação pedagógica, além de permitirem elucidar o debate sobre a importância de uma base de conhecimento para formação de professores. Nesse sentido, este texto apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender como os estudantes de licenciatura, em processo de formação, constroem os saberes profissionais. Foram tomados como fontes de dados os relatórios de estágio supervisionado, os quais foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que os professores em formação inicial constroem seus saberes mediante a análise de situações reais de ensino, articulando reflexivamente teoria e prática. Apontam também que os condicionantes enfrentados na sala de aula, como tempo insuficiente para desenvolver as atividades didático-pedagógicas e a desmotivação dos alunos, foram retraduzidos como desafios constitutivos da prática e, por meio da reflexão, tornaram-se formativos. Assim, ao enfrentarem os problemas reais do ensino, estes professores em formação desenvolveram reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem fundamentais para a constituição dos saberes profissionais.Downloads
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