Saberes profissionais: narrativas de professores na formação docente

Autores

  • Edinaldo Medeiros Carmo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v7i3.26509

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Formação de professores, Saber docente.

Resumo

As investigações que tomam como foco os saberes docentes podem contribuir para potencializar a ação pedagógica, além de permitirem elucidar o debate sobre a importância de uma base de conhecimento para formação de professores. Nesse sentido, este texto apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender como os estudantes de licenciatura, em processo de formação, constroem os saberes profissionais. Foram tomados como fontes de dados os relatórios de estágio supervisionado, os quais foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que os professores em formação inicial constroem seus saberes mediante a análise de situações reais de ensino, articulando reflexivamente teoria e prática. Apontam também que os condicionantes enfrentados na sala de aula, como tempo insuficiente para desenvolver as atividades didático-pedagógicas e a desmotivação dos alunos, foram retraduzidos como desafios constitutivos da prática e, por meio da reflexão, tornaram-se formativos. Assim, ao enfrentarem os problemas reais do ensino, estes professores em formação desenvolveram reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem fundamentais para a constituição dos saberes profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edinaldo Medeiros Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: edições 70, 1977.

CARMO, E. M. Saberes mobilizados por professores de biologia e a produção do conhecimento escolar. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: Pesquisas Contemporâneas sobre o Saber Docente. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

GOMES, R. A Análise e interpretação de dados na pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

MACEDO, R. S. A Etnopesquisa Crítica e Multireferencial nas Ciências Humanas e na Educação. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2004.

NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXII, n. 74, p. 27-42, abr./2001.

SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundation of a new Reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Carmo, E. M. (2018). Saberes profissionais: narrativas de professores na formação docente. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 7(3). https://doi.org/10.9771/re.v7i3.26509

Edição

Seção

Nº temático ensino de biologia:políticas de formação e formação política(final.)