Do UFBA EM CAMPO à ACC: Um olhar crítico com toques de saudosismo

Autores

  • Bela Serpa Professora aposentada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v7i2.25377

Palavras-chave:

UFBA em campo, Atividade Curricular em Comunidade (ACC), Extensão Universitária, Ensino, Pesquisa.

Resumo

O ensaio trata da criação do programa UFBA EM CAMPO, capitaneado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia, e seus desdobramentos para a pesquisa, o ensino e a extensão nesta universidade. Também se debruça sobre a substituição deste programa de extensão por um componente curricular: a Atividade Curricular em Comunidade. Busca-se analisar de modo crítico o Programa UFBA EM CAMPO/ACC, ressaltando seu papel central para uma concepção de Universidade que prioriza o trabalho conjunto com a sociedade, focando nos primórdios do UFBA EM CAMPO e nos avanços decorrentes de sua implementação. Por fim, nas conclusões, enfatiza a importância e o pioneirismo do programa UFBA EM CAMPO/ACC, destacando a diversidade das metodologias aplicadas em seus projetos específicos como um de seus pontos positivos e que vai fortalecer, sem dúvida, a universidade como espaço da pluralidade de ideias e enfoques no ensino, na pesquisa e na extensão universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bela Serpa, Professora aposentada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia.

Professora aposentada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia. Graduada em Física pela UFBA, mestre em educação pela UnB.

Referências

GUMES, Scheila Frota; MATOS, Daniela Abreu; LUZ, Ana Maria de Carvalho; SERPA, Bela Szaniecki Perret. (Org.). UFBA EM CAMPO II (1999-2001): uma experiência de articulação ensino/pesquisa e sociedade. Salvador-Bahia: Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT)/Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), 2001.

LIMA, Paulo C.; HEALEY, Paul (Eds.). UFBA em Campo 1996-1998: uma experiência de articulação ensino/pesquisa e sociedade. Salvador: Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT/UFBA), 1998.

MATOS NETO, Arthur dos; SERPA, Bela S. P.; MARTINS, Maria Cristina M.; PREGNOLATTO, Yukimi H. Diagnóstico do ensino de física na cidade do Salvador no limiar do ano 2000. In: GUMES, Scheila Frota; MATOS, Daniela Abreu; LUZ, Ana Maria de Carvalho; SERPA, Bela Szaniecki Perret. (Org.). UFBA EM CAMPO II (1999-2001): uma experiência de articulação ensino/pesquisa e sociedade. Salvador-Bahia: Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT)/Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), 2001. p. 172-186.

PROEXT. Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. Relatório final da Coordenação Executiva do UFBA em Campo/ACC. 2001.1. Salvador, 2001.

PROEXT. Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. Relatório final da Coordenação Executiva do UFBA em Campo/ACC. 2001.2. Salvador, 2002.

PROEXT. Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. Relatório final da Coordenação Executiva do UFBA em Campo/ACC. 2002.1. Salvador, 2002.

PROEXT. Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. Relatório final do Programa ACC 2002.2/UFBA em Campo. Salvador, 2003.

PROEXT. Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. ACC - Atividade Curricular em Comunidade. UFBA em campo. Avaliação do Programa em 2003.1. Salvador, 2004.

PROEXT. Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. UFBA em Campo/Atividade Curricular em Comunidade. Relatório 2005.2. Salvador, 2006.

SILVA, Anuska Andréia de Sousa. O PROGRAMA UFBA EM CAMPO – ACC: Sua Contribuição na Formação do Estudante. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 2007.

Downloads

Publicado

2018-09-03

Como Citar

Serpa, B. (2018). Do UFBA EM CAMPO à ACC: Um olhar crítico com toques de saudosismo. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.9771/re.v7i2.25377

Edição

Seção

Artigos