Do UFBA EM CAMPO à ACC: Um olhar crítico com toques de saudosismo
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v7i2.25377Palavras-chave:
UFBA em campo, Atividade Curricular em Comunidade (ACC), Extensão Universitária, Ensino, Pesquisa.Resumo
O ensaio trata da criação do programa UFBA EM CAMPO, capitaneado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia, e seus desdobramentos para a pesquisa, o ensino e a extensão nesta universidade. Também se debruça sobre a substituição deste programa de extensão por um componente curricular: a Atividade Curricular em Comunidade. Busca-se analisar de modo crítico o Programa UFBA EM CAMPO/ACC, ressaltando seu papel central para uma concepção de Universidade que prioriza o trabalho conjunto com a sociedade, focando nos primórdios do UFBA EM CAMPO e nos avanços decorrentes de sua implementação. Por fim, nas conclusões, enfatiza a importância e o pioneirismo do programa UFBA EM CAMPO/ACC, destacando a diversidade das metodologias aplicadas em seus projetos específicos como um de seus pontos positivos e que vai fortalecer, sem dúvida, a universidade como espaço da pluralidade de ideias e enfoques no ensino, na pesquisa e na extensão universitária.Downloads
Referências
GUMES, Scheila Frota; MATOS, Daniela Abreu; LUZ, Ana Maria de Carvalho; SERPA, Bela Szaniecki Perret. (Org.). UFBA EM CAMPO II (1999-2001): uma experiência de articulação ensino/pesquisa e sociedade. Salvador-Bahia: Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT)/Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), 2001.
LIMA, Paulo C.; HEALEY, Paul (Eds.). UFBA em Campo 1996-1998: uma experiência de articulação ensino/pesquisa e sociedade. Salvador: Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT/UFBA), 1998.
MATOS NETO, Arthur dos; SERPA, Bela S. P.; MARTINS, Maria Cristina M.; PREGNOLATTO, Yukimi H. Diagnóstico do ensino de física na cidade do Salvador no limiar do ano 2000. In: GUMES, Scheila Frota; MATOS, Daniela Abreu; LUZ, Ana Maria de Carvalho; SERPA, Bela Szaniecki Perret. (Org.). UFBA EM CAMPO II (1999-2001): uma experiência de articulação ensino/pesquisa e sociedade. Salvador-Bahia: Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT)/Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), 2001. p. 172-186.
PROEXT. Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. Relatório final da Coordenação Executiva do UFBA em Campo/ACC. 2001.1. Salvador, 2001.
PROEXT. Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. Relatório final da Coordenação Executiva do UFBA em Campo/ACC. 2001.2. Salvador, 2002.
PROEXT. Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. Relatório final da Coordenação Executiva do UFBA em Campo/ACC. 2002.1. Salvador, 2002.
PROEXT. Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. Relatório final do Programa ACC 2002.2/UFBA em Campo. Salvador, 2003.
PROEXT. Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. ACC - Atividade Curricular em Comunidade. UFBA em campo. Avaliação do Programa em 2003.1. Salvador, 2004.
PROEXT. Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. UFBA em Campo/Atividade Curricular em Comunidade. Relatório 2005.2. Salvador, 2006.
SILVA, Anuska Andréia de Sousa. O PROGRAMA UFBA EM CAMPO – ACC: Sua Contribuição na Formação do Estudante. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 2007.