Uma análise dos recursos disponíveis nas Sala de Recursos Multifuncionais: foco nos estudantes com deficiência intelectual

Autores

  • Juliana Dalbem Omodei Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Câmpus Presidente Prudente
  • Renata Portela Rinaldi Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Câmpus Presidente Prudente
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Câmpus Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v7i2.23890

Palavras-chave:

Sala de Recursos Multifuncionais, Deficiência Intelectual, Educação Especial e Inclusiva, Recursos Pedagógicos

Resumo

O Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) é orientado pela Política Pública para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e uma das iniciativas do Ministério da Educação (MEC) para o processo de inclusão dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE). Consideramos essencial a compreensão do uso desses recursos e, para isso, objetivamos analisá-los à luz de um trabalho pedagógico de apoio aos estudantes com Deficiência Intelectual (DI), por meio de um processo de intervenção. A metodologia adotada baseia-se na abordagem qualitativa, do tipo intervenção, com a participação de sete estudantes com DI, a pesquisadora e uma professora voluntária. Os procedimentos de coleta de dados pautaram-se na catalogação dos recursos, planejamento e desenvolvimento do programa de intervenção. Os instrumentos de coleta de dados foram: protocolo pedagógico dos recursos, protocolo de registro de atividades e diários de campo. A análise dos dados foi orientada pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram a importância da adequação dos recursos à idade desses estudantes, considerando sua idade cronológica; a organização da SRM por nível de ensino, e também a insuficiência de recursos para um trabalho pedagógico aos estudantes com DI do ensino fundamental II e médio.

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Biografia do Autor

Juliana Dalbem Omodei, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Câmpus Presidente Prudente

Doutoranda em em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP).

Renata Portela Rinaldi, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Câmpus Presidente Prudente

Professora Assistente Doutora - nível II, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP e atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP.

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Câmpus Presidente Prudente

Professora adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e coordenadora acadêmica do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor). É Livre-Docente em “Formação de Professores para uma Escola Digital e Inclusiva” pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015).

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Acesso em: 07 set. 2017.

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Publicado

2018-08-26

Como Citar

Omodei, J. D., Rinaldi, R. P., & Schlünzen, E. T. M. (2018). Uma análise dos recursos disponíveis nas Sala de Recursos Multifuncionais: foco nos estudantes com deficiência intelectual. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.9771/re.v7i2.23890

Edição

Seção

Artigos