Formação inicial de professores e cultura visual

Autores

  • Adriana Maria Assumpção "Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro " UNIRIO- doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação e Professora do Departamento de Didática da Escola de Educação da UNIRIO "Fundação Oswaldo Cruz"- FIOCRUZ - Professora Pesquisadora
  • Dilson Miklos Pereira Professor do ISERJ -FAETEC e doutorando do PPGEDU UNIRIO
  • Guaracira Gouvea de Sousa UNIRIO-docente permanente do Programa de Pòs-Graduaçõ em Educação desta instituição; pesquisadora credenciada-docente colaboradora no Programa de Pòs-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v6i1.20339

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, imagem, leitura de imagens, formação inicial de professores

Resumo

RESUMO Neste artigo discutimos, a partir da empiria oriunda do projeto Arqueologia de Saberes, Imagens e Afetos, uma experiência em curso em dois espaços de formação inicial de professores no estado do Rio de Janeiro, onde afloram histórias e sentidos a partir da apropriação de um objeto prosaico da sociedade de consumo – um marcador de texto. O objeto em questão reproduz a imagem de uma obra da artista plástica e escritora Sonia Lina (1919 – 2003) que, além de cumprir a função a qual se destina no cotidiano, também é um suporte de divulgação do museu virtual que reúne toda a sua obra literária e visual. Cada estudante do curso de Pedagogia, inscrito na disciplina arte e educação, empreendeu uma jornada de investigação plástica, cujo exercício estava comprometido com a irrestrita liberdade de criação, apropriação e ressignificação da sua função dentro da lógica de uso e consumo e de sua materialidade. O aspecto relevante a ser considerado aqui é que, por meio dessa nova materialidade do objeto, se concretizou um conteúdo expressivo e sensível. Nessa experiência estética e ética, o acontecimento pedagógico nasce, se renova, e renasce na relação com o outro. As narrativas discentes que emergem dessa experiência revelaram uma diversidade de olhares e capturas simbólicas, expondo um universo subjetivo, particular e um processo artesanal de criação permeado por sentimentos, conflitos, devaneios, confidências e reminiscências. É uma experiência que exercitou o sentimento de humanidade e pertencimento e que refuta os valores que nos brutalizam nos diversos contextos da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Maria Assumpção, "Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro " UNIRIO- doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação e Professora do Departamento de Didática da Escola de Educação da UNIRIO "Fundação Oswaldo Cruz"- FIOCRUZ - Professora Pesquisadora

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda no PPGEDU UNIRIO. Trabalhou na equipe de educação do Museu da Vida/ Fundação Oswaldo Cruz e foi professora do Projeto Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Criou e coordenou o Núcleo de Educação Não Formal do Campus Fiocruz da Mata Atlântica, onde desenvolveu projetos para crianças e jovens de dois a dezoito anos. Professora do Departamento de Didática da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Foi professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde atuou na graduação em Pedagogia. Foi coordenadora Acadêmica e de Tutoria do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora Pesquisadora na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio na FIOCRUZ. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação não formal, educação em ciências, práticas educativas inclusivas, formação de professores, leitura.

Dilson Miklos Pereira, Professor do ISERJ -FAETEC e doutorando do PPGEDU UNIRIO

FORMAÇÃO ACADÊMICA: a) DOUTORANDO do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - MESTRADO em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense - Orientadora: Profª Dra. Martha D?Angelo (UFF-2009); c) PÓS-GRADUAÇÃO latu sensu em Arte e Filosofia ? Orientadora: Profª Dra. Claudia Castro (PUC/RJ-2006); d) GRADUAÇÃO (Licenciatura) em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2003); e) GRADUAÇÃO (Bacharelado) em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA-1993). EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: ENSINO SUPERIOR a) DOCÊNCIA: atua no INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO do Rio de Janeiro (ISERJ/FAETEC) curso de Pedagogia. ATUOU: a) ENSINO SUPERIOR / DOCÊNCIA: PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS NO SENAC-RIO e INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) - Professor substituto no curso bilíngue de Pedagogia; b) EDUCAÇÃO BÁSICA (DOCÊNCIA): REDE ESTADUAL DE ENSINO (Rio de Janeiro) e REDE MUNICIPAL DE ENSINO (Rio de Janeiro). Tem experiência de docência e pesquisa na área de educação, arte e comunicação, com ênfase na formação de professores. (Texto informado pelo autor)

Guaracira Gouvea de Sousa, UNIRIO-docente permanente do Programa de Pòs-Graduaçõ em Educação desta instituição; pesquisadora credenciada-docente colaboradora no Programa de Pòs-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1972), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1985) e doutorado em Educação Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Pòs-doutorado em Educação na Universidade Autônoma de Barcelona (2006). Atualmente é professora associada I da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, docente permanente do Programa de Pòs-Graduaçõ em Educação desta instituição; pesquisadora credenciada-docente colaboradora no Programa de Pòs-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação não formal, mídias e educação a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciências, linguagens/imagens, museu de ciência e formação de professores presencial e a distância. Bolsista Produtividade PQII CNPq.

Referências

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, M. J. de. Imagens e sons - A nova cultura oral. 3. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

BARROS, Manoel de. Poesia Completa. São Paulo: LeYa, 2013.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

_______________O Óbvio e o Obtuso. Lisboa, Portugal: Edições 70 Lda. 2009.

______________Inéditos, vol.3: Imagem e Moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

________________& COMPAGNON, A. Leitura. In: Enciclopédia Einaudi. Vol. 11 Oral/Escrito/ Argumentação. Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1987.

BERGMAN, Ingmar. Lanterna Mágica – uma autobiografia: Ingmar Bergman. São Paulo: Cosac Naify,2013.

Chartier, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução de Reginaldo de Moraes. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999.

_________, A M. e HÉBRARD, Jean. Discursos sobre a leitura, 1880-1980. São Paulo:Editora Ática, 1995.

CHÉROUX, Clement; JONES, Julie. (Orgs.) Ver é um todo: entrevistas e conversas, 1951-1998/ Henri Cartier-Bresson. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.

DELEUZE, Gilles. Proust e Os Signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

______________.Conversações. São Paulo: Editora 34, 2013.

FONTANARI, Rodrigo. Roland Barthes e a revelação profana da fotografia. – São Paulo: EDUC, 2015.

GOULART, Cecília. Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica de um estudo. Rev. Bras. Educ. , Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo. Acesso em: 04 Ago 2009.

LAJOLO, M. Leitura: uma prática social. Disponível em:http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=9&id_subtema=2 > Acesso em: 31 mai. 2003.

JOLY, Martine. Introdução `a Análise da Imagem. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2007.

KENSKI, Vani M. O papel do professor na sociedade digital. In: CASTRO, Amélia D. e CARVALHO, Ana P. de (Orgs.) Ensinar a ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

Kress, G., van Leeuwen, T. Reading Images: the grammar of visual design. London: Routledge. 2001.

MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Cia. Das Letras, 2001.

_________________. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2005.

MATTELART, Armand. Diversidade Cultural e Mundialização. São Paulo: Parábola, 2005.

__________________ Mundialização, Cultura e Diversidade. Revista FAMECOS. Porto Alegre, n.31. dezembro de 2006.

MOTTA, Leda Tenório da. Roland Barthes: uma biografia intelectual. – São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2011.

OSTROWER. Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Vozes, 1987.

PAGLIA, Camille.Imagens cintilantes: uma viagem através da arte desde o Egito a Star Wars. 1 ed.- Rio de Janeiro: Apicuri, 2014.

PERALES PALACIOS, F.J. Uso (y abuso) de la imagen em la enseñanza de las ciências. Revista Enseñanza de las Ciencias. Volumen 24. Núm 1. Marzo 2006. p.13.

PÉREZ DE EULATE, L. LLORENTE, E. Y ANDRIEU, A Las imágenes de digestión y excreción em los textos de primaria. Revista Enseñanza de las Ciencias. Volumen 17. Núm 2. Junio 1999. pp 165.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Com Roland Barthes. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes,2012.

SANDRONI, L.C.; MACHADO, L.R. A impotância da imagem dos livros. In: _____. A criança e o livro. São Paulo: Ática, 1987.

SANTAELLA, Lucia; WINFRIED, Nöth. Imagem: Cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2013.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura em Curso: Triologia pedagógica. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

SOARES, Magda. Becker. Letramento: tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOUZA, Lúcia Helena Pralon de.As Imagens da Saúde em Livros Didáticos de Ciências. Rio de Janeiro: UFRJ/NUTES, 2011. Tese (doutorado).

___________________________; Imagens científicas e ensino de Ciências: uma experiência docente de construção de representação simbólica a partir do referente real. Caderno CEDES, Campinas, v.34, n.92, p.127 -131, jan.abr. 2014.

Downloads

Publicado

2017-07-18

Como Citar

Assumpção, A. M., Pereira, D. M., & de Sousa, G. G. (2017). Formação inicial de professores e cultura visual. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 6(1). https://doi.org/10.9771/re.v6i1.20339

Edição

Seção

Número temático: cinema, audiovisual e educação (finalizado)