Formação inicial de professores e cultura visual
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v6i1.20339Palavras-chave:
PALAVRAS-CHAVE, imagem, leitura de imagens, formação inicial de professoresResumo
RESUMO Neste artigo discutimos, a partir da empiria oriunda do projeto Arqueologia de Saberes, Imagens e Afetos, uma experiência em curso em dois espaços de formação inicial de professores no estado do Rio de Janeiro, onde afloram histórias e sentidos a partir da apropriação de um objeto prosaico da sociedade de consumo – um marcador de texto. O objeto em questão reproduz a imagem de uma obra da artista plástica e escritora Sonia Lina (1919 – 2003) que, além de cumprir a função a qual se destina no cotidiano, também é um suporte de divulgação do museu virtual que reúne toda a sua obra literária e visual. Cada estudante do curso de Pedagogia, inscrito na disciplina arte e educação, empreendeu uma jornada de investigação plástica, cujo exercício estava comprometido com a irrestrita liberdade de criação, apropriação e ressignificação da sua função dentro da lógica de uso e consumo e de sua materialidade. O aspecto relevante a ser considerado aqui é que, por meio dessa nova materialidade do objeto, se concretizou um conteúdo expressivo e sensível. Nessa experiência estética e ética, o acontecimento pedagógico nasce, se renova, e renasce na relação com o outro. As narrativas discentes que emergem dessa experiência revelaram uma diversidade de olhares e capturas simbólicas, expondo um universo subjetivo, particular e um processo artesanal de criação permeado por sentimentos, conflitos, devaneios, confidências e reminiscências. É uma experiência que exercitou o sentimento de humanidade e pertencimento e que refuta os valores que nos brutalizam nos diversos contextos da vida.Downloads
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