Educação e filosofia: uma análise do filme Preciosa

Autores

  • Laura Ramos Estrela Universidade Tiradentes (Unit)
  • Leilane Sena Universidade Tiradentes (Unit)
  • Simone Lucena Universidade Federal de Sergipe http://orcid.org/0000-0003-1636-7707
  • Cristiano Ferronato Universidade Tiradentes (Unit)
  • Thiago Pérez Machado Universidade Tiradentes (Unit)

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v6i1.18408

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação, Filosofia, Mídia

Resumo

Na sociedade contemporânea diferentes mídias fazem parte do cotidiano das pessoas tais como, a televisão, os outdoors, os jornais, as revistas, a internet, o cinema, os livros ilustrados, as histórias em quadrinhos, os desenhos animados, os e-books e os games. Estas mídias possuem linguagens próprias que são oferecidas para ao público em diversos formatos, dispositivos e interfaces. As relações entre a mídia e educação tem sido discutida e estudada por teóricos da área educacional há bastante tempo. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é trazer algumas considerações sobre educação e filosofia a partir dos sentidos e significados que são apresentados a partir da produção cinematográfica do filme “Preciosa” (2009), roteiro adaptado do romance “Push”, de Sapphire, dirigido por Lee Daniels. No primeiro momento, realizaremos uma descrição do filme, com enfoque na linguagem cinematográfica, e apontaremos alguns significados observados após esta análise fílmica. O segundo tema a ser discutido será a conexão entre a Filosofia e o Cinema pelo olhar desta produção cinematográfica e concluiremos discorrendo sobre a potência do cinema no processo educativo.

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Biografia do Autor

Laura Ramos Estrela, Universidade Tiradentes (Unit)

Mestra em Educação na área de Comunicação e Educação pela Universidade Tiradentes - UNIT ( 2014). Especialização em Magistério Superior Universidade Tiradentes - UNIT ( 2008) Graduada em Composição de Interiores pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ ( 1982).

Leilane Sena, Universidade Tiradentes (Unit)

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes - UNIT. Especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz-CEV. Aprimoramento em Fonoaudiologia Forense. Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Simone Lucena, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora de área do Pibid do curso de Pedagogia da UFS Campus Profa. Alberto de Carvalho. Líder do Grupo de Pesquisa ECult – Educação e Culturas Digitais (UFS/CNPq/Ecult). Site: http://grupoecult.blogspot.com.br/ E-mail: slucen@yahoo.com.br

Cristiano Ferronato, Universidade Tiradentes (Unit)

Doutor em Educação com ênfase em História da Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Professor PPG PLII e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes - UNIT - em Aracaju, Sergipe, na linha de Educação e Formação Docente. Pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa-ITP.

Thiago Pérez Machado, Universidade Tiradentes (Unit)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Sergipe (2013) e em Design de Interiores pela Universidade Tiradentes (2010). Terminou sua formação em design na Espanha, pela Universidad de Valladolid, tendo feito cursos de Novas Tecnologias, Paisagismo e Restauração. É especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Tiradentes (2012).

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Publicado

2017-07-18

Como Citar

Estrela, L. R., Sena, L., Lucena, S., Ferronato, C., & Machado, T. P. (2017). Educação e filosofia: uma análise do filme Preciosa. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 6(1). https://doi.org/10.9771/re.v6i1.18408

Edição

Seção

Número temático: cinema, audiovisual e educação (finalizado)