Trabalhando com o hipertexto - caminhos de leitura da obra de Ricoeur

Autores

  • Rosa Maria Filippozzi Martini Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - UNILASALLE
  • Elaine Conte Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - UNILASALLE
  • Patrícia Prochnow Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, Câmpus Osório.

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v6i1.17424

Palavras-chave:

hipertexto, comunicação, hibridismo, aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência com estudantes do Mestrado em Educação de uma Instituição de caráter Comunitário, situada em Canoas. O problema se configurava no contexto de como despertar o interesse para o conhecimento filosófico de mestrandos (as), pertencentes à Linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, sem formação em Filosofia, a articularem seus interesses de pesquisa com o pensamento de Paul Ricoeur, filósofo francês do século XX. O trabalho deste filósofo pode ser considerado hipertextual devido aos muitos problemas que ele abordou e pelo fato de ser possível entender a essência de seu pensamento a partir de qualquer obra que se estudasse. Uma das estudantes da área de tecnologia da informação auxiliou-nos a construir um site interativo que se propunha a ser hipertextual, integrando muitos recursos e possibilidades de leituras postados no mesmo. Os resultados foram positivos visto que todos os estudantes postaram suas contribuições e alguns se dispuseram a escrever artigos sobre os assuntos postados.

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Biografia do Autor

Rosa Maria Filippozzi Martini, Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - UNILASALLE

É doutora em Educação e Professora titular aposentada de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE.

Elaine Conte, Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - UNILASALLE

É doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE.

Patrícia Prochnow, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, Câmpus Osório.

Mestranda em Educação do PPGEDU/UNILASALLE, é professora do Instituto Federal Rio Grande do Sul - IFRS, Câmpus Osório, atuando como coordenadora do Núcleo de Educação a Distância e do Curso Técnico em Guia de Turismo.

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Publicado

2017-07-18

Como Citar

Martini, R. M. F., Conte, E., & Prochnow, P. (2017). Trabalhando com o hipertexto - caminhos de leitura da obra de Ricoeur. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 6(1). https://doi.org/10.9771/re.v6i1.17424