Tecendo narrativas sobre gênero e sexualidade a partir de The Walking Dead: relato de uma experiência com as audiovisualidades no ensino superior.

Autores

  • Leonardo Nolasco-Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria da Conceição Silva Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v6i1.17316

Palavras-chave:

Narrativas audiovisuais, Gênero, Cotidiano Escolar

Resumo

A intrusão das narrativas audiovisuais em nosso cotidiano não é recente. Também não é novidade o modo pelo qual elas desorganizam e reorganizam as práticas culturais, se constituindo, simultaneamente, em um desafio e em novas possibilidades para a educação. De acordo com Martín-Barbero (2000), em toda a América Latina as maiorias se incorporaram à modernidade “não sob o domínio do livro, mas a partir dos discursos e das narrativas, dos saberes e das linguagens da indústria e da experiência audiovisual” (p.83). Cônscios deste movimento, apostamos no potencial da série The Walking Dead como disparador pedagógico capaz de problematizar o tema ‘gênero’ na agenda de uma graduação tecnológica formada exclusivamente por homens. A partir de episódios editados pelo professor, selecionados considerando a maior presença de conflitos ligados aos ideais de uma masculinidade hegemônica e de uma feminilidade em transição, reunimos narrativas que caminham entre o estranhamento e a identificação, possibilitando aos praticantespensantes daquele espaçotempo a (des)construção de alguns regimes de verdades, bem como a validação de outros. A proposta deste trabalho é apresentar tais narrativas a partir de um referencial teórico que dialoga com os estudos sobre as masculinidades e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Nolasco-Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor adjunto da Faculdade de Educação da UERJ. Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE).

Maria da Conceição Silva Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora ajunta da Faculdade de Educação da UERJ e do Programa de Pós Graduação em Educação (PROPED/UERJ).

Referências

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (Orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas – sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008, pp. 15-38

__________. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: OLIVEIRA; BARBOSA opus cit., pp. 39-48.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1: artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

DURKHEIM, Émile. O Suicídio. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

FRIEDAN, Betty. A segunda etapa. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1983.

GREEN, Bill. BIGUM, Chris. Alienígenas em sala de aula (Trad. Tomaz Tadeu da Silva). Tomaz Tadeu da Silva (org.) Petrópolis RJ: Vozes, 1995. Pg. 206-43.

KILPP, Suzana. Dispersão-convergência: apontamentos para a pesquisa de audiovisualidades. In: MONTAÑO, Sonia; FISCHER, Gustavo: KILPP, Suzana. Impacto das novas mídias no estatuto da imagem. Porto Alegre: Sulina, 2012. P. 223 – 238.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Novos regimes de visualidade e descentramentos culturais. In FILÉ, Valter (org). Batuques, fragmentações e fluxos: zapeando pela linguagem audiovisual no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: D, P & A, 2000. P. 83 – 112.

NOLASCO, Sócrates. O mito da masculinidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

RINCÓN, Omar. Experiências de convergência: inovação na análise e na expressão audiovisual. In. BERINO, Aristóteles: SOARES, Conceição (orgs). Educação e imagens: currículos e dispositivos de produção e circulação de imagens. Coord. da série: Nilda Alves. Petrópolis/RJ: De Petrus; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2013. P. 23 – 36.

SILVA, Marco. “Educar em nosso tempo: desafios da teoria social pós-moderna”. In: MAFRA, Leila de Alvarenga; TURA, Maria de Lourdes Rangel. (orgs.). Sociologia para Educadores 2: o debate sociológico da educação no século XX e as perspectivas atuais. Rio de Janeiro: Quartet, 2005, pp. 167-192.

Downloads

Publicado

2017-07-18

Como Citar

Nolasco-Silva, L., & Soares, M. da C. S. (2017). Tecendo narrativas sobre gênero e sexualidade a partir de The Walking Dead: relato de uma experiência com as audiovisualidades no ensino superior. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 6(1). https://doi.org/10.9771/re.v6i1.17316

Edição

Seção

Número temático: cinema, audiovisual e educação (finalizado)