Grupo de professores: a (des)construção da queixa sobre violência e indisciplina escolar

Autores

  • Anderson Carvalho Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v5i2.16827

Palavras-chave:

Psicologia Educacional, psicanálise, violência escolar, grupos socioculturais.

Resumo

Este artigo apresenta a descrição e a análise da experiência de um coordenador de grupo, cuja proposta de intervenção foi conduzir reflexões acerca da violência e da indisciplina no cotidiano escolar, a partir da base psicanalítica da Psicologia institucional de Bleger e Pichon-Rivière. Esta experiência foi realizada em cidade de médio porte do sudoeste da Bahia, ao longo de um ano em condições de acompanhamento dos períodos letivos do biênio 2013-2014 por meio de encontros semanais e/ou quinzenais, em que estiveram presentes de 7 a 10 professores, em turno alternado ao período de trabalho em sala de aula. O texto traz como resultados a problematização de sentidos evidentes atribuídos pelos membros do grupo a algumas suposições causais acerca de violência e indisciplina e que também derivaram para a questão dos “problemas de aprendizagem”, ratificando grande parte da literatura científica brasileira sobre o tema, bem como sustentando um debate sobre o lugar do Psicólogo coordenador de grupo em contexto escolar.

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Biografia do Autor

Anderson Carvalho Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem da UESB/Itapetinga. Orientador do Mestrado em Educação

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

Pereira, A. C. (2016). Grupo de professores: a (des)construção da queixa sobre violência e indisciplina escolar. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 5(2). https://doi.org/10.9771/re.v5i2.16827

Edição

Seção

Artigos