Grupo de professores: a (des)construção da queixa sobre violência e indisciplina escolar
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v5i2.16827Palavras-chave:
Psicologia Educacional, psicanálise, violência escolar, grupos socioculturais.Resumo
Este artigo apresenta a descrição e a análise da experiência de um coordenador de grupo, cuja proposta de intervenção foi conduzir reflexões acerca da violência e da indisciplina no cotidiano escolar, a partir da base psicanalítica da Psicologia institucional de Bleger e Pichon-Rivière. Esta experiência foi realizada em cidade de médio porte do sudoeste da Bahia, ao longo de um ano em condições de acompanhamento dos períodos letivos do biênio 2013-2014 por meio de encontros semanais e/ou quinzenais, em que estiveram presentes de 7 a 10 professores, em turno alternado ao período de trabalho em sala de aula. O texto traz como resultados a problematização de sentidos evidentes atribuídos pelos membros do grupo a algumas suposições causais acerca de violência e indisciplina e que também derivaram para a questão dos “problemas de aprendizagem”, ratificando grande parte da literatura científica brasileira sobre o tema, bem como sustentando um debate sobre o lugar do Psicólogo coordenador de grupo em contexto escolar.Downloads
Referências
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