A produção dos jogos do faz de conta durante a rotina em sala de aula

Autores

  • Francine Costa De Bom Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v5i2.14028

Palavras-chave:

criança, jogo do faz de conta, rotina em sala de aula, escola.

Resumo

Com o objetivo de explicar como as crianças de 04 a 05 anos de idade produzem seus jogos de faz de conta, o estudo social sob o método de observação participante, acompanhou a rotina em sala de aula de duas turmas divididas em duas escolas de XXXX, uma pública e uma privada. Durante uma semana em cada escola, por meio de registro em diário de campo, foram analisadas 29 ocorrências de jogos de faz de conta, extraindo seus diálogos na íntegra. Foi possível constatar que os jogos do faz de conta acontecem em cinco etapas não estanques e com relações que interpelam entre si: (1) o pré-jogo, (2) o disparo para a ação lúdica, (3) início da execução do plano imaginário, (4) manutenção do jogo, (5) a finalização do jogo. A presença e a inter-relação das etapas asseguram os jogos do faz de conta como linguagem típica da cultura da infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Costa De Bom, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestra em Ciências da Linguagem pela UNISUL (Universidade do Sul Catarinense). Especialista em Administração e Marketing Desportivo pela UGF (Universidade Gama Filho) Graduada em Educação Física Licenciatura Plena pela UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense) Professora de graduação no curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) nas disciplinas de: Educação Física e Infância, Metodologia da dança, Metodologia da ginástica, Ginásticas de Academia e Empreendedorismo e gestão da EF. Professora de graduação no curso de Artes Visuais na UNESC, na disciplina de Linguagem da Dança e Educação.

Downloads

Publicado

2016-12-12

Como Citar

De Bom, F. C. (2016). A produção dos jogos do faz de conta durante a rotina em sala de aula. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 5(2). https://doi.org/10.9771/re.v5i2.14028

Edição

Seção

Artigos